No Valle Argentina, na região italiana da Ligúria, lugar famoso pela beleza das suas paisagens naturais e olivais, esconde-se Triora, uma aldeia com um passado triste e sinistro, que deixou uma sombra indelével, ainda hoje palpável nas suas ruas.

Tudo se passou no século XVI, quando um grupo de mulheres da aldeia, acusadas da prática de bruxaria, foram levadas à força para os tribunais da Inquisição e sujeitas a interrogatórios e torturas brutais para confessarem que eram a origem de pestilências, de matança de gado e até de canibalismo.

Triora pode não se orgulhar deste período negro da sua história, que conduziu à morte de várias mulheres, mas não está interessada em o esquecer e é por isso que todos os anos, durante a noite de Halloween, a aldeia transforma-se  num verdadeiro cenário de filme de terror, acolhendo visitantes de todo o mundo que, disfarçados de bruxas, fantasmas e criaturas das trevas, enchem as suas ruas, criando uma atmosfera sombria, mas ao mesmo tempo divertida. 

Triora
Triora Halloween em Triora créditos: Facebook Comune Triora

A praça principal acolhe espetáculos, concertos e leituras de histórias de fantasmas, enquanto o mercado local oferece iguarias típicas da região e lembranças relacionadas com a temática das bruxas. 

Uma atração imperdível da aldeia é o Museu das Bruxas, onde pode descobrir documentos históricos detalhados sobre os julgamentos e a vida na aldeia na idade das trevas. Em exibição encontra-se também uma grande coleção de objetos relacionados com o ocultismo, incluindo  ferramentas utilizadas por supostas bruxas e antigos livros de magia e feitiços.

Como chegar

Apesar de Triora ser em Itália, o aeroporto mais próximo da aldeia é o aeroporto do Mónaco (41 km).

Triora não tem estação ferroviária própria e as duas estações mais próximas ficam na costa, em Sanremo ou Arma di Taggia. Há autocarros para Triora a partir de ambos os locais, mas é uma viagem demorada, por isso o ideal é mesmo alugar um carro e conduzir até lá.  

Para mais inspiração e ideias para passeios, férias e fins de semana em Portugal e no mundo, espreitem o The Travellight World e a minha página de Instagram