Principais mercados de Natal

Os Mercados de Natal invadem os municípios da Região de Lisboa e o difícil é escolher.

Em Lisboa, as tradicionais iluminações de Natal são inauguradas a 6 de dezembro e convidam todos a um passeio pelas ruas. Em Alvalade, regressa o Mercado de Natal à Avenida da Igreja, com animação de rua, comércio e gastronomia, de 30 de novembro a 11 de dezembro. O tradicional Mercado de Natal do Campo Pequeno divide-se em dois momentos distintos, o “Original: O tradicional não sai de moda”, de 30 de novembro a 4 de dezembro, e o “Lifestyle & Gourmet: O estilo vive-se”, de 7 a 11 de dezembro.

No Jardim da Estrela vai estar o Mercado Crafts & Design, um evento pioneiro de curadoria e seleção de criativos, durante dois primeiros fins-de-semana de dezembro (dias 3,4, 17 e 18). O Parque Eduardo VII recebe mais uma vez o Wonderland Lisboa, o maior Mercado de Natal do país está de portas abertas, de 30 de novembro de 2022 a 1 de janeiro de 2023. O Rossio Christmas Market traz a magia à baixa pombalina, até ao dia 18 de dezembro.

Wonderland Lisboa
Wonderland Lisboa créditos: Facebook Wonderland Lisboa

O município de Oeiras convida todos a conhecer o Natal no Palácio Encantado, nos dias 17 e 18 de dezembro, no Palácio Marquês de Pombal. Uma iniciativa de entrada gratuita, com uma programação cultural diversa e que promove a gastronomia e comércio local.

O Cascais Vila Natal regressa ao Parque Marechal Carmona, de 30 de novembro a 1 de janeiro. Sob a temática “Jardim Mágico”, são recriados ambientes natalícios e todos mergulham num imaginário mágico com muitas atrações e atividades.

Sintra, já conhecida como a vila encantada, ganha um brilho especial com o Reino de Natal. De 1 de dezembro a 6 de janeiro, o centro histórico da vila recebe o Mercado de Natal, as animações e diversões preparadas para toda a família e o Natal Solidário, com entrada gratuita.

O município de Palmela entra na quadra natalícia com o programa “Viva Natal” que percorre as freguesias de Palmela, Pinhal Novo, Marateca e Poceirão e Quinta do Anjo, com as tradicionais luzes, os Mercados de Natal e o Presépio Etnográfico.

Passeios natalícios

A Carris anuncia o regresso de Elétrico de Natal, uma viagem de elétrico conduzida pelo Pai Natal, com partida e regresso em Santo Amaro, passando pela Praça da Figueira, disponível todos os dias de 5 a 16 de dezembro. No Rossio Christmas Market, o grande destaque vai para o Comboio de Natal, um passeio gratuito que todos os dias do evento percorre as ruas da Baixa de Lisboa.

Elétrico de Natal
Elétrico de Natal créditos: DR

Não é só por terra que existem decorações natalícias em Lisboa. O Barco de Natal do Yellow Boat está de volta para um passeio no Rio Tejo, conduzido pelos duendes ajudantes do Pai Natal que garantem muita animação, surpresas e espírito natalício.

O centro comercial UBBO abre uma enorme pista de gelo – UBBO Ice Resort – com mais de 400 metros quadrados de gelo real. Disponível até ao dia 15 de janeiro, é possível experimentar ainda um teleférico para tirar fotografias e uma jukebox de hits natalícios.

O centro comercial Alegro Montijo também presenteia todos os seus visitantes com o Alegroland: com um baloiço e uma pista de gelo que promete fazer as delícias de toda a família.

Atrações culturais

Para os apreciadores de concertos nas igrejas encontram-se vários convites.

A Igreja Paroquial de Nossa Senhora dos Anjos recebe o concerto da Camerata Atlântica e do Coro Juvenil Camerata Atlântica, a 2 de dezembro. No dia 4 de dezembro, a Basílica da Estrela será palco da obra de Friedrich Händel, protagonizado por quatro grupos corais, acompanhados pela Orquestra Alma Mater. A igreja de São Roque recebe o Coro Gregoriano de Lisboa; a Igreja Anglicana de São Jorge conta com o Coro de Câmara de Lisboa; o Coro Juvenil da Universidade de Lisboa e Coro de Câmara da Universidade de Lisboa marcam presença na Igreja de São Domingos; e os Músicos do Tejo vão estar na Igreja de São João Baptista do Lumiar.

O Cinema São Jorge promete um mês de dezembro muito animado. Nos dois primeiros fins de semana do mês, os filmes de natal do universo da Disney vão ser os protagonistas. No dia 8 de dezembro está reservado para o espetáculo "O Quebra-Nozes", às 16 horas, com um quinteto de cordas a tocar as melodias.

De 6 a 25 de dezembro, o Coliseu dos Recreios recebe a Companhia Internacional de Circo para o Circo de Natal 2022, um espetáculo que faz parte da memória de todos. Nos dias 16, 17,18 e 23 de dezembro, o Casino do Estoril cumpre a tradição com o espetáculo musical White Cristmas 2022. A 23 de dezembro, o Teatro Camões recebe o Concerto de Natal, com o Coro do Teatro Nacional de São Carlos e a Orquestra Sinfónica Portuguesa.

O mundo inteiro no seu email!

Subscreva a newsletter do SAPO Viagens.

Viaje sem sair do lugar.

Ative as notificações do SAPO Viagens.

Todas as viagens, sem falhar uma estação.

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOviagens nas suas publicações.