Para entendermos a razão pela qual hoje os aviões têm janelas redondas, precisamos recuar no tempo e perceber a sua evolução. É que este design não foi a primeira opção.

Primeiros aviões comerciais tinham janelas quadradas

Na verdade, os primeiros aviões comerciais utilizavam janelas quadradas. Recorde-se, por exemplo, o modelo de Havilland Commet.

Desenvolvido nos finais dos anos 40, este foi o primeiro avião a jato a prestar serviço comercial e tinha janelas quadradas.

primeiro avião a jacto a prestar serviço comercial e tinha janelas quadradas.
O primeiro jacto do mundo foi inaugurado em serviço regular de Londres a Joanesburgo, a 2 de maio de 1952. AFP

Até à data (anos 50), os aviões voavam a baixas altitudes, porém, a popularidade e a evolução da tecnologia permitiram a estes aparelhos voadores voar mais alto, o que faria com que as companhias aéreas poupassem mais dinheiro graças à menor pressão atmosférica, que cria menos arrasto, menos consumo de combustível e proporciona uma viagem mais confortável com menos turbulência.

Mas enquanto os aviões voavam a altitudes mais baixas, a pressão atmosférica era semelhante à superfície da terra. Assim que começaram a voar mais alto, a diferença começou a crescer e quando há uma discrepância da pressão no interior e exterior do avião, este expande ligeiramente. E ao expandir, gera tensão no ambiente.

Deste modo, se a janela for quadrada, a probabilidade de se formar uma fissura é maior.

Dois trágicos acidentes de aviação (1953 e 1954) fizeram com que os aviões passassem a ter janelas redondas e ovais. Na verdade, as janelas não foram a causa destes dois acidentes - um desintegrou-se devido a uma fenda no teto e outro numa área da superfície metálica que tinha sido cortada em retângulo —, contudo, serviram de exemplo pois existia uma grande probabilidade de outro avião voltar a explodir no ar por causa dos pontos de tensão criados por uma janela quadrada.

Janelas não são as únicas peças redondas nos aviões

Dos apoios de braço às mesas dobráveis, já repararam que nos aviões não existem objetos com arestas pontiagudas?

Uma vez mais, deve-se a motivos de segurança.

Interior Avião
Interior cabine de avião. créditos: Stuart Bailey@Pixabay

Se compararmos peças com bordas afiadas a outras com acabamentos arredondados, qual nos deverá magoar mais em caso de acidente? Imagine que escorrega no avião. É provável que se magoe mais com uma peça com bordas afiadas.

Assim, ao optar-se por janelas e outras peças com acabamentos redondos no avião, os riscos dos acidentes são minimizados.

Mas esta não será a única razão, conforme Anthony Harcup, diretor da empresa de design Teague, que trabalha com a Boeing há mais de 75 anos, numa entrevista à DMARGE.

A manutenção das aeronaves é outro fator importante. Afinal, acabamentos de peças com bordas afiadas têm maior probabilidade de ficarem danificadas.

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