Muitas vezes o medo de voar está associado a outras fobias, como medo das alturas ou de espaços pequenos. Estudos internacionais indicam que entre 20% a 40% da população adulta tem medo de andar de avião. A aceleração, a velocidade, a altitude e a vibração são estímulos que ativam naturalmente o nosso sistema nervoso.

Mas estas dicas podem ajudá-lo a enfrentar o medo:

1. Ter conhecimento de como funcionam os aviões
Já todos ouvimos dizer, e com base em estatísticas, que a probabilidade de morrer num acidente de carro é maior do que num avião, cerca de 100 vezes mais perigoso. Por isso, saber como funcionam os aviões é um dos primeiros passos para ultrapassar a aerofobia (medo de andar de avião). Vai descobrir que um avião é um meio de transporte seguro.

2. Saber como funciona a turbulência num avião
Uma das coisas que precisa de saber é que os aviões conseguem aguentar até 5G de turbulência, o que é muito. Por isso, se durante um voo o avião abanar pense que este está preparado para enfrentar a turbulência. Não deve ser um motivo de preocupação para os passageiros.

3. Planear antes de voar
Deixe tudo organizado antes de voar. Ansiedade e stress por fazer as coisas em cima da hora, não ajudam. Fale com o seu médico e aprenda a fazer alguns exercícios de respiração e relaxamento.

4. Escolha lugares longe da janela
Se o seu medo de voar está associado a medo de alturas, prefira os lugares do meio ou da ponta. Assim evita estar sempre a olhar pela janela e afasta o pensamento de que está em pleno voo.

5. Distraia-se durante o voo
Uma das melhores maneiras de não se sentir ansioso, é arranjar qualquer coisa para se distrair. Leia um livro, veja um filme no iPad, durma... Vai ver que o tempo passa mais depressa.

6. Não recorra a bebidas alcoólicas para se acalmar
"Beber um copo para esquecer", nestes casos não funciona. A pressão do ar dentro do avião potencia os efeitos do álcool e para quem está num estado de ansiedade, pode levar ao descontrolo.

7. O foco deve ser no objetivo da viagem
Viajar não implica apenas o voo. É uma altura de férias, de conhecer novas culturas, outras cidades. Por isso, foque-se no objetivo da viagem. O voo é apenas um meio para o alcançar.

8. Chegue cedo ao aeroporto
Não saia de casa em cima da hora e chegue ao aeroporto com antecedência. Assim terá tempo para fazer tudo com calma e habituar-se ao ambiente do aeroporto. E se é a primeira vez que faz uma viagem de avião, recomenda-se que vá com um amigo ou familiar.

Informe-se também sobre os programas que o podem ajudar a enfrentar a Aerofobia, como por exemplo, a Voar Sem Medo (Centro especializado no estudo e tratamento da fobia de voo em Portugal).

Veja ainda: 10 dicas para viajar com tranquilidade em voos longos

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.