Sim, é verdade. De acordo com Hrant Boghossian, vice-presidente de marketing na base de dados Passport Index, uma plataforma que agrega todos os passaportes do mundo, normalmente estes documentos têm quatro cores – vermelho, verde, azul ou preto – apesar de os tons poderem variar.

"De facto, há muitas cores de passaporte", explicou Boghossian ao Business Insider, uma vez que “dentro de cada matriz de cor vemos grandes variações”.

Por exemplo, “os membros da União Europeia usam a tonalidade Borgonha (tom de vermelho), enquanto os estados do CARICOM (Comunidade Caribenha e Mercado Comum) optam pelo azul”.

Passaportes União Europeia
créditos: Montagem Passport Index

O especialista do Passport Index garante que a escolha das cores também acontece por motivos geográficos ou políticos. Por exemplo, o azul é usado por países da América do Norte, América do Sul ou Oceânia por simbolizar o “novo mundo”.

Passaportes azuis
créditos: Montagem Passport Index

Noutros casos é mesmo uma questão de fé. O verde, que se acredita que tenha sido a cor preferida do Profeta Maomé, e que é um símbolo de vida e de natureza, é uma preferência nos países islâmicos, mas não é exclusivo.

Passaportes Verdes
créditos: Montagem Passport Index

Há ainda situações em que a própria identidade dos países é a razão de escolha da cor, como é o caso da Suíça, que tem um passaporte vermelho vivo que nos remete para a cor da sua bandeira nacional.

Passaporte da Suíça
créditos: Passport Index

Hrant Boghossian também relembra que os passaportes são ditados por um sentido prático e muitas vezes o seu fabrico resume-se aquilo que existe no momento. "A produção de passaportes é um processo altamente controlado, e poucas empresas no mundo os produzem", assegurou o especialista, uma vez que a cartolina usada para as capas dos passaportes é "geralmente fornecida por um terceiro e só vem em determinadas variações de cor para dar resposta aos padrões exigidos".

Muitas coisas foram evoluindo nos passaportes: hoje em dia são biométricos e há alguns países que decidiram acrescentar determinadas particularidades.

Sabia que os passaportes de países como o Canadá, Reino Unido, Estados Unidos ou China têm imagens que só se tornam visíveis com luzes ultravioleta? Ou que a Finlândia tem, desde 2012, o desenho de um alce que vai caminhando à medida que vai passando as páginas?

Passaporte Finlândia Passaporte Finlândia

No Reino Unidos há ainda um passaporte especial para quem viaja em missão diplomática o  “Queen's Messenger” (Mensageiro da Rainha).

Passaporte Queen's Messenger
créditos: Wikipédia

Veja estes e outros passaportes no Passport Index e comprove com os seus próprios olhos.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.