Quando embarcamos no avião, sabemos onde pretendemos aterrar mas, por vezes, não temos planos para o primeiro dia. Uma pesquisa atempada pode revelar-se muito útil no momento de decidirmos o que pretendemos fazer nas primeiras horas da nossa viagem. Esta pesquisa inclui onde ir e como lá chegar. Aqui partilhamos algumas dicas sobre como se pode preparar para esse primeiro dia.

1. Acerte o relógio

Se a viagem implica uma mudança de fuso horário, mude o seu ritmo e adote os hábitos dos habitantes locais. Não ceda à tentação de seguir os seus horários habituais. Aproveite ao máximo os dias de viagem!

2. Informe-se sobre os transportes públicos

Não espere até desembarcar no aeroporto de destino para se informar sobre como chegar ao centro da cidade ou destino final, faça-o ainda em casa, para saber com o que contar e não perder tempo. No local, verifique os preços e horários dos comboios, autocarros ou metro que fazem a ligação ao aeroporto.

3. Leve snacks

Experimentar iguarias novas é uma parte essencial de qualquer viagem mas não caia no erro de entrar no primeiro restaurante com que se deparar só porque está com fome. Aproveite para pesquisar restaurantes em sites de turismo locais ou guias, ou use ferramentas, como o Tripadvisor, para conhecer as opiniões de outros clientes, minimizando o risco de uma má experiência. Transporte consigo uma garrafa de água e alguns snacks de forma a evitar uma decisão precipitada na hora de comer.

4. Planeie o seu dia

Normalmente, sentimo-nos um pouco perdidos no primeiro dia mas um planeamento atempado permitirá tirar o máximo proveito dos primeiros momentos no destino. É importante pesquisar sobre os pontos de interesse a visitar, como monumentos, galerias e outros espaços. Se não tiver feito essa pesquisa, mas tiver consigo um smartphone, a aplicação JiTT.travel é uma ótima solução para o ajudar nessa planificação, uma vez que é capaz de criar um percurso em função da sua localização e do tempo que tem disponível, guiando-o através dos locais mais interessantes e contando-lhe as melhores histórias sobre a cidade que visita.

5. Hobbies no destino

Uma viagem é sempre uma forma de relaxar e fazer algo diferente mas, por vezes, não conseguimos abandonar alguns dos nossos hobbies. Informe-se sobre clubes e associações locais e poderá ser surpreendido por uma nova experiência, relacionada com algo que adora fazer!

6. Verifique a previsão do tempo

A previsão meteorológica pode afetar a disposição do viajante. Antes de fazer a mala, verifique a previsão e escolha a roupa que leva vestida no primeiro dia de acordo com as indicações dadas, especialmente durante as estações de transição.

7. Faça uma gestão do seu orçamento

Se está de viagem marcada para um destino que tem uma moeda diferente da sua, verifique as várias opções disponíveis de cambio e escolha a mais vantajosa. Informa-se sobre a localização de caixas de multibanco no destino, em especial nas proximidades do local onde se irá hospedar.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.