O que poderia ser mais simples do que beber um copo de água? Em Portugal, quando abre a torneira, assume que o que sai será água potável. De facto, a Assembleia Geral da ONU reconhece o acesso à água potável como um direito humano. No entanto, mais de um quarto da população mundial vive em países com escassez de água, e um número semelhante usa uma fonte de água potável contaminada, de acordo com a Organização Mundial da Saúde.

De acordo com o Índice de Desempenho Ambiental (EPI), "bons resultados de políticas [de saúde ambiental] estão associados à riqueza (PIB per capita), o que significa que a prosperidade económica possibilita que as nações invistam em políticas e programas que levam a resultados desejáveis".

O índice EPI foi projetado para avaliar e controlar a qualidade da água em todo o mundo. Os especialistas atribuem a cada país uma pontuação de qualidade da água com base no número de anos de vida (ajustados) perdidos por 100.000 pessoas (taxa DALY) devido à exposição a água potável insegura. Este número em si é baseado no estudo Global Burden of Disease do IHME.
Para ilustrar a gravidade da situação e sinalizar os países onde é ou não seguro beber água da torneira, a QS Supplies usou dados EPI e CDC (Centros de Controlo e Prevenção de Doenças) para criar um mapa que ilustra onde é seguro ou não beber água da torneira.

Mapa de países onde é ou não seguro beber água da torneira
Países onde é ou não seguro beber água da torneira créditos: QS Supplies

Dez países têm a pontuação máxima de 100 EPI para a água. Todos esses países estão todos na Europa.  No entanto estes valores não se refletem em toda a Europa, Albânia (50,3) e Moldova (50,8) atingem apenas metade desse valor. Em Portugal, a pontuação é de 85,7. Os 24 países com a classificação mais baixa do EPI estão todos em África, e o CDC adverte contra beber água da torneira em qualquer lugar da África.  O CDC também desencoraja o consumo de água da torneira em grande parte da Ásia e da América Latina.

Nível de segurança da água
Nível de segurança da água créditos: QS Supplies

Publicado originalmente a 16 de março de 2023