O que não faltam são opções no agroturismo que abriu este ano em Ponte de Lima e que faz do slow living o seu modo de vida. Pode fazer passeios – a pé, de bicicleta ou a cavalo – pelos 70 hectares da Quinta da Codeçosa, onde a Terra Rosa está inserida.
Enquanto for possível desfrutar da luz e da temperatura amena do outono, os dias podem também ser passados na piscina exterior, onde a água está aquecida a 30 graus. E porque nada é deixado ao acaso, a tarde não acaba sem um mimo vindo diretamente da cozinha: todos os dias, a equipa da Terra Rosa oferece aos seus hóspedes um apetitoso lanche, com chá e um bolo caseiro. Com a época dos magustos a chegar, também será possível começar a saborear as castanhas assadas, apanhadas na própria Quinta.
À medida que a noite cai, a eira da Terra Rosa transforma-se num local convidativo para conversas à volta de uma lareira exterior, junto a um típico tanque de pedra e no conforto de um ambiente tradicionalmente minhoto. Para aqueles que queiram dar-se tempo para apreciar cada momento, há ainda vários recantos onde é possível observar as estrelas e escutar o silêncio, com um copo de vinho na mão e uma manta pelas pernas.
A grande sala de estar da Casa do Lúpulo é outra alternativa para um bom serão. Aqui, para além do ambiente acolhedor e cheio de personalidade criado e decorado pela anfitriã, Eliana Rosa, sob a inspiração da filosofia japonesa wabi-sabi (que ensina a ver a beleza nas coisas imperfeitas), os hóspedes encontram também um Honesty Bar, onde se podem servir de uma seleção de bebidas, como se estivessem em casa. Cada pessoa anota o seu consumo, tendo por base a honestidade que dá nome a este conceito.
Envolta num cenário campestre, a Terra Rosa é composta por quatro casas principais, onde não faltam elementos típicos da região do Alto Minho como um solar, um espigueiro e uma pequena capela. Progressivamente, estas casas estão a ser recuperadas e a ganhar novas funções. A Casa do Lúpulo foi a primeira a ser recuperada e hoje dá lugar a sete quartos, todos com entrada independente pelo exterior.
Comentários