As Pousadas de Juventude decidiram partir para ação e "contribuir diretamente para uma sociedade mais solidária e sustentável" com o programa Turismo Solidário, que oferece estadias, de norte a sul de Portugal, aos jovens que se envolvam em projetos de voluntariado.

As tarefas que os participantes podem desempenhar incluem cozinhar refeições para pessoas carenciadas, ensinar música ou línguas, participar na limpeza de florestas ou praias e dar apoio domiciliário a idosos, entre várias outras. Além da oferta das estadias, os participantes ganham também o acesso gratuito ao Cartão Jovem, que oferece descontos e vantagens em 36 países europeus.

Nuno Coelho Chaves, presidente da Movijovem, entidade gestora das Pousadas de Juventude, sublinha os benefícios para os participantes: "Os jovens que participarem vão poder ter um período de férias diferente, no qual podem exercer uma participação cívica ativa; e ao mesmo tempo também mais económico”. Neste processo, os jovens "vão poder conhecer pessoas, participar num câmbio intergeracional, integrar-se na vida de um local diferente e envolver-se na rotina diária de uma das nossas 42 Pousadas”, acrescenta.

Neste momento estão abertas as inscrições para 19 diferentes projetos, de Bragança a Tavira, relacionados com ecologia, impacto social e intercâmbio de trabalho. Toda a informação pode ser consultada no site oficial.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.