A requalificação e adaptação do original Convento de Nossa Senhora da Graça possibilitou a identificação de um bairro almóada, de finais do século XII e inícios do século XIII. A relevância dos vestígios arqueológicos possibilitou que parte do bairro fosse preservada e musealizada em 2006. Além das estruturas habitacionais, o núcleo exibe ainda objetos encontrados no próprio local como panelas, caçoilas, tigelas, talhas, candeias de pé alto, peças de jogo, etc.

Neste hotel em Tavira pode visitar um bairro islâmico do século XII
créditos: DR

O bairro almóada da Pousada Convento de Tavira retrata perfeitamente o urbanismo de época islâmica em solo nacional e, recentemente, renovou a sua oferta e inaugurou recentemente uma nova exposição para exibir as “De Triana a Tavira. Cerâmicas Sevilhanas dos séculos XIV e XVI”. Esta exibição pretende mostrar um conjunto significativo de cerâmica importada que as escavações arqueológicas colocaram a descoberto, nomeadamente peças vindas de Sevilha e de outros importantes centros produtores, como Valência e o Reino de Granada salientando a importância e as relações comerciais da cidade de Tavira nesta época.

Neste hotel em Tavira pode visitar um bairro islâmico do século XII
créditos: DR

Tornar a Pousada Convento de Tavira no ponto de partida para a descoberta arquitetónica, cultural e de lazer da cidade é convite das Pousadas de Portugal. A visita é gratuita para hóspedes e visitantes e está disponível através de marcação prévia, devido à atual situação pandémica, através do número de telefone 281 329 040.

A Pousada Convento de Tavira está situada no centro histórico da cidade, fica a poucos minutos a pé da Ponte Romana sobre o Rio Gilão e a apenas 15 minutos da praia da Ilha de Tavira. Durante a estadia os hóspedes podem passear pelo jardim e pelo claustro, jantar no Restaurante, mergulhar na piscina exterior e relaxar nas espreguiçadeiras. Os 36 quartos, alguns adaptados de antigas celas do convento, dispõem de todo o conforto e comodidade.

O mundo inteiro no seu email!

Subscreva a newsletter do SAPO Viagens.

Viaje sem sair do lugar.

Ative as notificações do SAPO Viagens.

Todas as viagens, sem falhar uma estação.

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOviagens nas suas publicações.