Foto: The Check Out Suite, Hotel Bellora
Muitas vezes, a primeira coisa que fazemos quando chegamos ao quarto é ligarmo-nos ao wi-fi do hotel. Com cada vez mais utilizadores, as redes sociais fazem parte do nosso dia a dia, e mesmo numa escapadinha ou férias é difícil desligar do mundo digital.
Um hotel na Suécia quer proporcionar aos seus hóspedes uma estadia o mais longe possível das redes sociais.
A suite Check Out no Hotel Bellora é um quarto de hotel exclusivo que recompensa os seus hóspedes se estes conseguirem manter-se afastados das redes sociais, permitindo que as famílias aproveitem ao máximo a sua estadia. Como funciona então e como pode o hotel saber quando é que os hóspedes estão a navegar na internet?
Tudo passa por uma lâmpada inteligente instalada no quarto, que calcula o preço a pagar baseado no tempo que o hóspede passa nas redes sociais. A partir do momento em que o cliente se liga à rede wi-fi do hotel, a lâmpada automaticamente começa a contabilizar o tempo gasto no Facebook, Instagram, Sanpchat, Twitter ou YouTube.
Inicialmente a luz é branca e passados 30 minutos (o tempo que vários estudos indicam como o suficiente para momentos de entretenimento em frente ao ecrã), fica vermelha. A partir daqui e quando os hóspedes tiverem atingido o tempo máximo passado nas redes sociais, significa que atingiram a tarifa máxima cobrada pelo hotel.
“O preço do quarto começa nos 0€. Por isso, se o cliente não usar as redes sociais durante a sua estadia, também não paga o quarto”, explica fonte do hotel em comunicado.
A lâmpada Skärmfri é o primeiro passo para ajudar os hóspedes a converterem o tempo que passam em frente ao ecrã numa vida digital mais saudável, afirmou Lisa Höglund, diretora de comunicação da empresa que desenvolveu a lâmpada, a Länsförsäkringar (agência de seguros sueca que trabalha para melhorar a saúde digital e a sustentabilidade social de indivíduos e famílias em colaboração com o Hotel Bellora).
Comentários