A Airbnb está à procura da pessoa ideal para viver durante um ano, sem pagar aluguer, e receber hóspedes numa típica casa italiana que, após uma boa renovação, passou de uma ruína para uma obra de design. Tirando partido da flexibilidade de viver e trabalhar à distância, o candidato selecionado poderá mudar-se para a Sicília com a sua família, companheiro ou amigo e viver nesta propriedade restaurada.

É uma casa tradicional de três andares localizada em Sambuca, uma pequena vila que se tornou famosa graças à sua campanha "Casas a 1 Euro". Como em muitas outras localidades italianas, a população de Sambuca tem diminuído ano após ano, pelo que em 2018 foi lançada esta iniciativa para promover o património cultural da área, encorajar o investimento estrangeiro e atrair população mais jovem para revitalizar a povoação e devolvê-la ao seu ambiente alegre e movimentado.

“A beleza deste projeto é que não só dá uma segunda oportunidade a uma casa abandonada no coração da nossa terra, mas é também uma segunda oportunidade para a pessoa que se muda para cá. É uma possibilidade real de transformação tanto para a casa como para o anfitrião. Estamos à procura de alguém que queira integrar-se na vida da vila, interagir com os vizinhos e participar em eventos comunitários importantes, desde a vindima até à apanha da azeitona. Esperamos de braços abertos pela pessoa escolhida”, disse Leonardo Ciaccio, presidente de Sambuca di Sicilia, Itália.

Os candidatos ideais devem estar empenhados em fornecer serviços de anfitrião e integrar-se na vida da vila. A sua residência em Sambuca terá a duração de um ano a partir de 30 de junho e a pessoa selecionada receberá todos os rendimentos que gerar como anfitriã na Airbnb.

A casa

Um dos aspetos mais especiais da "Casa a 1 Euro" é que foi submetida a uma renovação completa. A Airbnb associou-se ao gabinete de arquitetura italiano, Studio Didea, para transformar a casa utilizando materiais e cores que se adaptam perfeitamente à paisagem local. A estrutura, que combina o design contemporâneo com elementos que foram trabalhados manualmente por artesãos locais, é um exemplo da fascinante arquitetura típica siciliana.

O edifício é espaçoso e distribuído por três andares, com espaço suficiente para trabalho remoto e alojamento na Airbnb:

  • O rés-do-chão é composto por uma pequena sala de estar e um quarto principal com uma cama king e casa de banho privada.
  • O primeiro andar tem uma sala de estar, uma cozinha, uma área de trabalho, uma casa de banho e um quarto num mezanine, também com cama king.
  • No último andar há outra sala de estar com um sofá-cama tamanho queen.

A pessoa selecionada poderá escolher o quarto que melhor se adapta às suas necessidades e terá de publicitar o outro quarto na plataforma Airbnb.

A localização

Sambuca é uma pequena localidade rural siciliana de cerca de 6.000 habitantes, caracterizada por uma mistura única de culturas e estilos arquitetónicos italianos e norte-africanos. Graças a esta iniciativa, a pessoa selecionada poderá juntar-se a uma crescente comunidade internacional, em grande parte constituída pela geração millennial, que começa a abandonar as grandes cidades em busca de uma vida mais calma num ambiente rural.

Como funciona?

Os interessados em apresentar uma candidatura devem dirigir-se a airbnb.pt/1eurohouse e completar o formulário. Antes de se submeter é importante ler atentamente o Regulamento disponível no website.

Os candidatos devem ter mais de 18 anos, estar disponíveis para se mudar para Sambuca a 30 de junho de 2022 durante pelo menos 3 meses consecutivos e ter um nível de inglês fluente (falar italiano é uma vantagem). A pessoa selecionada terá a oportunidade de fazer parte de um programa de orientação: aprender italiano e assistir a aulas de cozinha italiana. Os candidatos devem comprometer-se a hospedar uma divisão da divisão da casa durante pelo menos 9 meses.

Esta pessoa poderá trazer a sua família (no máximo dois adultos e duas crianças), o seu companheiro ou um amigo, e viverá na casa sem pagar aluguer. Durante este tempo, receberá todos os rendimentos derivados da sua atividade como anfitrião na Airbnb.