Octant é um instrumento de medida de latitude concebido em 1731, a Octant Hotels (aqui representada pelo Octant Santiago) simboliza o início de uma nova latitude na Hotelaria Portuguesa, onde o luxo é a liberdade, tempo e um sítio raro onde estar. Essa é a essência desta nova coleção de hotéis singulares, bem desenhados, que proporcionam um conceito de luxo informal e sustentável, desenvolvendo uma ligação genuína aos lugares e às comunidades onde estão instalados. Hotéis que conservam herança local defendendo uma filosofia de regeneração patrimonial, arquitetónica, em harmonia paisagística.
O hotel fica localizado num local privilegiado, no centro de Santiago do Cacém e com vista desimpedida para o castelo, o que outrora foi a Pousada de Santiago é agora um moderno edifício que não descurou a história que o rodeia, os jardins e construções adjacentes que lhe transmitem uma mística especial.
Cada Octant Hotel procura ser uma homenagem à sua localização, no caso de Santiago do Cacém, estamos perante uma cozinha com quartos. Afinal, a gastronomia é uma das melhores formas de experienciarmos o que é local, a tradição, partilha, passagem de conhecimento e todas as histórias que envolve. O Octant Santiago dá-nos essa oportunidade acrescida de muitos sorrisos e da arte de saber receber.
O Chef Luís Batalha e a sua equipa são incansáveis na tarefa de nos fazer sentir em casa, quer seja através dos workshops diários que desenvolvem – nós fizemos o do pão –, quer através das técnicas que utilizam para cozinhar, como a “Cocaria”, técnica de cozinhar em panelas de barro sobre o fogo. Adorámos o cozido da Dona Anabela!
Se um dos princípios da hotelaria de excelência reside na capacidade de criar memórias, este é o caminho. Não só as cria, como reaviva algumas que temos desde o tempo em que éramos crianças, uma maravilha!
Dormir no Octant Santiago
Os quartos são amplos, decorados em tons claros, e como uma enorme janela que nos coloca de imediato em comunhão com a natureza que nos rodeia. Sempre que o nosso olhar passa pela janela, lá temos Santiago do Cacém, o castelo e uma combinação de cores. A arquitetura não engana, estamos no Alentejo!
Na decoração, destacamos de imediato os elementos que visam homenagear o artesanato local, a cestaria, a cortiça e o mármore alentejano, sem esquecer o vinho e o queijo, que é de cortesia quando a reserva é feita diretamente com o hotel.
Seja um quarto duplo, dois quartos comunicantes (ideais para famílias) ou uma suite, a qualidade de sono é excelente, embalada pelas cores, gastronomia e gentes do Alentejo.
O que fazer?
A sua localização, perto da serra e do mar, dos parques e de localidades icónicas, permite um conjunto de atividades que vai muito para lá das excelentes aulas de cozinha. Mergulhos na piscina, passeios pela verdejante propriedade, passeios de jipe, aulas de surf e passeios de bicicleta são algumas das atividades que completam as nossas preferências.
E sabem que mais, não pensem muito, vão e desfrutem sem pressas nem restrições horárias, porque no Octant Hotels podemos desfrutar da piscina e pequeno-almoço 24 horas por dia.
Comentários