O hotel São Domingos encontra-se na localidade Mina de São Domingos. A mina foi, no passado, a maior de pirite e cobre da Península Ibérica. Explorada desde o início do século XIX pelos ingleses Mason & Barry, deu origem à aldeia cuja arquitetura refletia a hierarquia da própria empresa.

Na zona nobre, reservada aos ingleses, situava-se o chamado Palácio - o edifício onde hoje se encontra o hotel - que era a antiga sede administrativa da mina. A arquitetura deste local é uma mistura de estilos, alentejano e pós-vitoriano.

Hotel São Domingos - Alentejo

Em 1966, passados mais de 100 anos sobre o início da exploração de pirite e cobre, as minas fecharam. Até que em janeiro de 2005 ergueu-se este hotel excelente. O local está transformado num sítio de descanso absoluto.

O Hotel São Domingos tem 31 quartos, a maior parte duplos Standard situados na ala nova, com varanda virada para a piscina ou para a Barragem da Tapada Grande. Na ala antiga ficam os seis quartos Superiores, com tetos altos e mais espaçosos, que contam também com banheira de hidromassagem.

A praia fluvial - que ostenta Bandeira Azul - da Barragem da Tapada Grande, é muito apreciada para a prática de canoagem e remo. Em relação à gastronomia, os hóspedes poderão desfrutar de uma fusão de pratos tradicionais do Baixo Alentejo e cozinha internacional. O São Domingos está inserido no Parque Natural do Vale do Guadiana e está a uma caminhada de oito minutos da aldeia da Mina de São Domingos.

Mas primeiro ganhe energia com um pequeno-almoço muito variado. Há sumos naturais de maçã e cenoura, bolo caseiro e compotas caseiras de frutos silvestres, marmelo ou morango.

Hotel São Domingos - Alentejo

Como ir

De Lisboa apanhe a A2 e o IP2 até Castro Verde/Mértola e Ourique. Depois, passe Castro Verde e siga pela estrada nacional N123 até encontrar o desvio para o IC27. Quando chegar a Mértola vá até ao centro da vila e siga as placas para Serpa/Mina de São Domingos. Do Porto vá pela A1 até Lisboa e siga pela A2 e IP2 até Castro Verde/Mértola. A partir daí, o caminho é igual.

Onde comer?

Restaurante Alengrave

Sopas: Sopa de peixe do rio. Peixe: Bife de atum de cebolada e Ensopado de enguias. Carne: Migas com carne de porco à alentejana; Ensopado de borrego; Cabrito à Alentejana; Cozido de grão à Alentejana e Coelho à caçadora. Doces: Doce da casa; Pudim flan caseiro e Filhós com mel.

Casa de Pasto Tamuje

Entradas: Queijo de Ovelha Assado na Brasa, Gambas al Ajillo; Peixe: Sopas de Cação, Açorda de Bacalhau, Lulinhas Fritas com Alho; Carne: Migas com Carne de Porco, Plumas de Porco Preto, Coelho Bravo Frito; Sobremesas: Farófias, Mousse de Café, Torta de Claras, Toucinho do Céu.

Para comprar?

Tecelagem em lã de ovelha na Cooperativa Oficina de Tecelagem de Mértola.

Queijos de ovelha, na Ovelheira, Herdade Abelheira, Corvos, Mértola.

Programa a não perder

Visite a Casa do Mineiro é uma exposição permanente que ilustra a vivência das famílias mineiras e o primeiro pólo permanente do Museu da Mina de São Domingos. A Casa do Mineiro mostra a realidade física do espaço de vivência de uma família mineira. Os objectos, as memórias, os símbolos e as carências estão nela representados. Passe também pela Fundação Serrão Martins, uma instituição sem fins lucrativos cujo objectivo é a protecção, a conservação, a valorização e a divulgação dos valores patrimoniais da Mina de São Domingos e do seu complexo mineiro. Por fim visite a Praia Fluvial da Mina de São Domingos, que existe desde Junho de 2000 e está instalada na Tapada Grande. Esta é a maior de duas albufeiras de água doce criadas pela empresa Mason & Barry durante o século XIX para fornecer água para o processamento de minerais de baixo teor pela via húmida.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.