The Noble House

Painéis de azulejos do século XVIII, tetos em abóbada, cores e arquitetura que retratam o Alentejo das planícies vastas, das tradições e da História. É assim o The Noble House, o mais recente hotel de charme em Évora. Dispõe de 22 quartos, alguns deles com paredes que imitam a muralha romana, e salões nobres onde se destacam quadros que retratam muitas das paisagens alentejanas de ontem e de hoje.

Primeiro hotel na Europa da cadeia tailandesa Anantara

É o Vilamoura Algarve Resort, uma unidade com todos os luxos que fazem parte da assinatura Tai: quartos espaçosos, terraços elegantes e piscinas azuis. Para os que procuram descanso, os mimos do spa são uma opção, quanto aos que preferem (alguma) ação, os campos de golfe são a perder de vista.

Charme em Évora

São detalhes cheios de histórias: microscópios antigos, livros com anotações de antigos professores, almofarizes e tubos de ensaio. Uma antiga casa de farmacêuticos é agora a Valeriana Exclusive Guesthouse, um turismo de charme, em Évora, com um interior cuidado e confortável. Dos candeeiros suspensos, ao jardim vertical do saguão, tudo foi criado a pensar em calma e sossego. Os que gostam de alguma atividade, podem inscrever-se em provas de vinhos ou aprender a fazer uma sopa de tomate do outro mundo. Se preferir, pode ficar só contemplar o pôr-do-sol alentejano com um copo de gin no terraço.

Valeriana Exclusive Guesthouse
Valeriana Exclusive Guesthouse créditos: DR

Luxo ecológico no Alentejo

Tivoli Évora Ecoresort (ex-Ecorkhotel) é um boutique hotel ecológico em Évora, ocupando quase cinco hectares de terreno e oferecendo 56 suítes luxuosas, cada uma com uma área de cerca de 70m2. As suítes incluem quarto, casa de banho, sala de estar e um amplo terraço privativo. Há ainda uma villa com 10 quartos que fica ao lado do hotel, piscina exterior e interior. A sustentabilidade do hotel foi pensada para reduzir ao máximo a pegada ecológica, utilizando, por exemplo, painéis solares para captar energia e cortiça nas paredes exteriores de forma a evitar perda de calor e ganho de calor.

De cara nova

Situada no coração do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, junto à Zambujeira do Mar, a Herdade do Touril promete novidades depois de um longo período de encerramento. Para além da renovação total das cinco casas, o grande destaque é a piscina de água salgada aquecida - que assegura a sua utilização durante todo o ano - e uma lareira exterior com lounge para retemperar as forças e os pensamentos. As casas brancas com barras azuis ganharam interiores mais contemporâneos e pormenores das raízes do Alentejo rural, como o mosaico hidráulico, a tijoleira manual e a cortiça. Os tradicionais bancos de ordenha, compõem a decoração e o restaurante do Touril tem agora uma carta associada à Tasca do Celso, o icónico restaurante de Vila Nova de Milfontes.

Artigo originalmente publicado na revista Food and Travel Portugal

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.