Se o facto de ainda existirem cidades no país sem salas de cinema ou centro comercial o deixa surpreendido, é provável que considere difícil encontrar um lugar onde se possa dormir de forma tranquila e rodeado de história no centro de uma cidade.

Porém, em pleno coração de Évora, o The Noble House aconchega-nos como se estivéssemos numa casa de campo, distantes do borbulhar da cidade, ao mesmo tempo que nos remete para outros tempos.

The Noble House: tranquilidade e sossego no centro de Évora
CREATOR: gd-jpeg v1.0 (using IJG JPEG v62), quality = 90

Entramos no The Noble House e parece que recuamos no tempo. Senti entrar em meados do século XVIII, mas podia até ter ido ainda mais atrás no tempo, afinal, as origens do edifício que hoje dá vida ao The Noble House remontam ao século XV.

Para além de guardar tesouros e histórias que ajudam a contar a História de Portugal, o The Noble House é um bom exemplo da pousada nobre alentejana. O edifício, que já foi Solar dos Condes da Lousã e escola, é, desde os anos 20, uma unidade hoteleira, a mais antiga da cidade de Évora.

Mas não é por isso que o serviço do hotel está ultrapassado, pelo contrário, é atual. É a arquitetura, a decoração, os painéis de azulejos, os pormenores e os vestígios do passado, espalhados um pouco por todo o espaço, que nos levam a viajar no tempo.

Existe no The Noble House um ambiente familiar, acolhedor. Composto por 24 quartos, divididos pelas categorias de classics, prestige, noble room, suíte, noble suíte e garden suíte, não existem quartos iguais, cada qual é único, contudo, todos utilizam cores suaves e sóbrias, como o beje, os azuis e os verdes, selecionados pelo arquiteto Fernando Coelho, responsável pela restauração deste edifício que deu vida ao projeto da Unlock Boutique Hotels.

The Noble House
créditos: PSR

Feito o check-in, é-nos dada uma chave. Aqui não há cartões, existe uma chave, tal como antigamente. Ao sairmos para passear, podemos deixar a chave na receção e depois levantá-la ou levá-la connosco, fica ao nosso critério.

Com a chave na mão, seguimos no corredor, com alguma curiosidade para descobrir o quarto. Ficámos no número 10. Abrimos a porta e ficámos surpreendidos com a altura e tamanho do quarto. Os tetos são altos, abobadados; há duas janelas com vista para a planície alentejana, uma televisão e um espaço comum para relaxar e conversar. O quarto conta ainda com um painel de azulejos do século XVII e a sua decoração inspira-se nas tradições do Alentejo.

A casa de banho, toda branca e com azulejos modernos, é simples e moderna. Claro que não faltaram os amenities, cujos frascos da loção do corpo, condicionador e gel de banho (também shampô) respeitavam a temática do hotel.

The noble house
créditos: Ana Oliveira

No quarto também morava a simplicidade. Existia apenas o essencial, o que tornava o lugar ainda mais amplo e convidativo para relaxar. Sem grandes distrações, para além da televisão, éramos convidados a estar no momento, fosse a observar a paisagem da janela, na cama ou na pequena sala com dois dedos de conversa.

Para dar as boas-vindas, recebemos duas queijadas e um vinho do porto no quarto. Um mimo do hotel para nos fazer sentir especiais. Depois de uma viagem de Lisboa até Évora, sabe bem relaxar enquanto se saboreia um bom vinho do Porto e uma queijada, ao mesmo tempo que se aprecia a vista lá fora.

The Noble House
créditos: PSR

As janelas podiam ficar todo o dia e toda a noite abertas, senão fosse o frio ou o receio que entrasse um insecto qualquer. A verdade é que ali reina o silêncio. Adormecemos em paz e acordamos da mesma maneira.

Depois de um despertar suave, sem despertadores ou barulho de buzinas, vamos tomar o pequeno-almoço. O pequeno-almoço é servido até às 10h30 numa sala com abóbada em tijolo burro. Se o dia estiver quente pode tomar o pequeno-almoço no terraço. Ao pequeno almoço conte com o pão alentejano, os habituais ovos mexidos e bacon, sumo de laranja, fatias de bolos caseiros, queijos, azeites da zona e compotas feitas de frutas da região.

the noble house

Vale a pena passear pelos corredores do hotel, desfrutar do bar ou da esplanada para apreciar a paz e o sossego que Évora transmite.

O The Noble House é o projeto hoteleiro mais recente de Évora e vem dar nova vida a um edifício com séculos de história. Apesar da paz e do sossego, está bem localizado, a poucos passos da Sé Catedral e do Templo Romano, os mais emblemáticos monumentos de Évora.


Informações:

Morada:

Email:

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.