Em cima das falésias rochosas que caracterizam parte da costa de Cascais e muito perto de uma das suas atrações mais famosas, a Boca do Inferno, a localização é o maior trunfo do Farol Hotel que se apresenta cheio de charme numa antiga mansão de férias do século XIX. Contudo, tal como num baralho de cartas, uma estadia neste boutique hotel apresenta outros trunfos que o tornam único, num concelho com uma oferta hoteleira cada vez mais competitiva.

É o azul do oceano que nos prende o olhar durante a maior parte do tempo que passamos no Farol Hotel. Omnipresente é também a torre quadrangular de alvenaria, revestida com azulejos brancos e azuis e lanterna vermelha no topo.

O Farol de Santa Marta é o vizinho mais próximo do hotel, ajudando a completar o cenário pitoresco. Por momentos, podemos sentir a atmosfera mágica que conquistou a família real e a nobreza no final do século XIX quando elegeram Cascais como a sua estância de banhos.

Farol Hotel
Farol Hotel A vista do nosso quarto créditos: Alice Barcellos

Ao chegar ao hotel, somos recebidos com uma simpatia discreta e, quando subimos ao quarto, ficamos rendidos, mais uma vez, com a vista. Uma varanda aberta para o mar é tudo o que desejamos durante uma estadia, principalmente se for verão.

A nossa espaçosa suite faz parte dos 33 quartos deste boutique hotel que integrou este ano a Preferred Hotels & Resorts - cadeia que reúne estabelecimentos independentes cinco estrelas para os que procuram experiências únicas em cada destino.

Farol Hotel
Farol Hotel O hotel e o farol créditos: Alice Barcellos

Uma casa de férias da nobreza

Uma vez dentro daquela que foi casa de férias de vários membros da nobreza (do rei Dom Luís ao conde de Cabral), somos envolvidos pelo mar e pelas rochas recortadas da baía de Cascais que criam um ambiente de exclusividade.

As obras de arte que pontuam o interior, em que se destacam as esculturas de Adália Alberto e os quadros de Diogo Navarro, dão um toque de sofisticação ousada.

"É uma casa com muita história, sempre foi uma casa muito animada, tem este espírito de festa, de podermos partilhar em qualquer espaço uma boa conversa. Estivemos a trabalhar na renovação do edifício e vamos começar a intervir nos quartos e em zonas que estejam mais datadas", explica ao SAPO Viagens Nuno Nunes, diretor do hotel.

Para entrar em modo férias, aproveitar a piscina de água salgada e as suas espreguiçadeiras é uma tarefa "obrigatória" durante a estadia que também deve contemplar a experiência gastronómica.

Caiscais: há clássicos que nunca passam de moda e o Farol Hotel é um deles
Caiscais: há clássicos que nunca passam de moda e o Farol Hotel é um deles Farol Hotel créditos: Alice Barcellos

O hotel oferece aos hóspedes e ao público em geral quatro propostas gastronómicas, dois restaurantes e dois bares.

Com a assinatura do chef executivo Sebastian Fritye, o The Mix apresenta influências mediterrâneas, sem esquecer os sabores portugueses. Já o Sushi Design continua a ser um dos restaurantes de gastronomia japonesa mais bem cotados de Cascais, mantendo-se fiel à tradição nipónica, sempre com o peixe mais fresco. Ainda dentro do hotel, o Bar Farol é o lugar ideal para desfrutar de um cocktail de assinatura ou de um jantar mais descontraído.

E se, durante as férias, procuramos o relax total, sem horários, o Bar On The Rocks é o lugar ideal para escolher, entre a carta variada que tem desde croquetes de presunto pata negra a tacos de atum crocante, aquele snack guloso para saborear depois de muitos mergulhos.

As cartas destes espaços vão variando de acordo com as estações do ano, portanto, há sempre alguma novidade para experimentar, sendo um dos objetivos do hotel continuar a destacar-se pela oferta gastronómica de qualidade.

Uma nota especial (e pessoal) para as sobremesas que tanto no The Mix como no On The Rocks entraram para o nosso top de sobremesas mais originais - e deliciosas. Vale a pena ir até ao Farol (apenas) para provar a Banana Split da Madeira. Na galeria de fotos abaixo, ficam a saber o que é.

Com tantos trunfos na manga, não poderíamos deixar de falar sobre o ás do Farol Hotel: o serviço cinco estrelas que conquista com pequenos gestos (o turndown e os miminhos do quarto), bem como a simpatia e a atenção de todo o staff. A carta que faltava para elevar a experiência a outro nível e provocar o desejo de regresso.

O SAPO Viagens visitou o Farol Hotel a convite do alojamento