Adães Bermudes projetou o edifício e, com ele, ganhou o Prémio Valmor, em 1908, distinção atribuída a projetos de arquitetura na cidade de Lisboa. Do luxo de outrora ao abandono e esquecimento durante anos a fio, a estrutura pedia uma remodelação e nova identidade, já que se encontra numa das artérias mais movimentadas e cosmopolitas da cidade. E nada melhor que um hotel, a acompanhar a crescente onda de interesse por Portugal.

É assim que, em 2017, nasce o 1908 Lisboa Hotel, com um nome a honrar as origens. É praticamente impossível perder a sua localização, já que é das esquinas mais reconhecíveis e fotografáveis da capital. À chegada, o pessoal jovem e muito prestável explica o funcionamento do espaço e há tempo para uma welcome drink, que pode ser espumante (e porque não?) no bar, um espaço moderno e com esplanada onde uma das obras do artista plástico Bordalo II ganha todo o destaque. Mas não é a única. Outras três, uma na entrada e duas no restaurante Infame, contiguo ao bar, dão o tal toque personalizado e moderno.

O hotel tem 36 quartos, onde primam as cores neutras e claras, que contrastam com os corredores escuros. Nas paredes, fotos da reconstrução do prédio em homenagem ao passado. O elevador é envolvido por uma criação da artista Vanessa Teodoro, que envolve detalhes da história casa.

A tipologia dos quartos varia consoante a dimensão e direção. É possível escolher entre os The Square Rooms, com vista para o Largo do Intendente,  os The Avenue Rooms, virados para a Avenida Almirante Reis, os The Attic Rooms, piso com três quartos e lobby exclusivo, que tanto pode ser reservado individualmente, como para grupos ou para realização de pequenos eventos, The King of Dome a suite principal e os The King Rooms, os quartos maiores.

O pequeno-almoço é servido no restaurante Infame e conta com bastante variedade, entre queijos, ovos, fruta, cereais, bolos e até mesmo maça assada em vinho do Porto. Para degustar com tempo enquanto se vê o elétrico passar na avenida. É a experiência lisboeta por excelência.

Aos domingos, a equipa do restaurante Infame, liderada pelo chef André Rebelo, aposta no brunch, 11h30 às 16h00.

Informações úteis:

1908 Lisboa Hotel
Morada: Largo do Intendente Pina Manique n.6, 1100-285 Lisboa, Portugal
Telefone: 218 804 000
Preço: a partir de 115 euros