![VATe – Vamos Apanhar o Teatro num autocarro de dois pisos e começamos em Faro](/assets/img/blank.png)
Conta Luís Manhita, um dos membros da equipa, que “é um autocarro que foi completamente transformado numa sala de espetáculo. Tem um palco e a plateia em escada onde cabem 28 pessoas. E tem a particularidade de ter o volante e as rodas que levam o teatro, mesmo fisicamente, às escolas e aos lugares mais descentralizados do Algarve. Este projeto anda na estrada há 16 anos”.
![VATe VATe](/assets/img/blank.png)
![VATe VATe](/assets/img/blank.png)
Luís Manhita participa no espetáculo a manipular marionetas e é também o autor da música. No entanto, há vários anos que está envolvido no projeto que além das marionetas abarca outras formas animadas.
O autocarro tem estado nos últimos dias junto ao Jardim de Faro, para os ensaios.
![VATe VATe](/assets/img/blank.png)
A peça, sobre a memória e os mais idosos, está em cena no autocarro, para o publico em geral, até ao dia 19 com três sessões por dia. Depois o espetáculo é mais dirigido para as escolas, com o apoio dos municípios do Algarve.
![VATe VATe](/assets/img/blank.png)
O VATe está inserido no serviço educativo da ACTA, A Companhia de Teatro do Algarve, residente no teatro Lethes em Faro.
“O projeto teve o apoio de todos os municípios do Algarve, da AMAL, que também financiam a programação da atividade junto das escolas. É por isso que a nossa prioridade é o Algarve e as escolas do 1º Ciclo.”
![VATe VATe](/assets/img/blank.png)
Além dos espetáculos no autocarro, são ainda realizados ateliers que visam incentivar a criação e expressão dramática e a formação de novos públicos.
Passados 16 anos já se verificam resultados. “Os miúdos já conhecem o autocarro e ao chegarmos, quando apitamos, é uma festa.
![VATe VATe](/assets/img/blank.png)
Os professores também conhecem bem o projeto e o pessoal auxiliar que já sabe que almoçamos sempre com os alunos. Somos muito bem recebidos nas escolas. Por outro lado, como o projeto já tem 16 anos, por vezes encontramos jovens que vêm ao teatro Lethes (em Faro) e que se lembram da vez em que o teatro foi às escolas deles. É outro sinal de que é um trabalho demorado mas estamos a conseguir o objetivo de formação de públicos.”
A ACTA, através do trabalho desenvolvido pelo VATe, foi distinguida em 2010 com o prémio Gulbenkian Educação.
![VATe VATe](/assets/img/blank.png)
O Novos Velhos Sonhos é uma criação original de Marionetas Rui Sousa e a manipulação de marionetas é de Luís Manhita e Raquel Ançã. Construção de Marionetas: Rui Sousa, Luís Manhita, Raquel Ançã e Adriana Pereira. Música: Luís Manhita Desenho de No projeto estão ainda envolvidos Octávio Oliveira e Adriana Pereira que além de ter participado na construção de marionetas é também a motorista do Vate.
VATe – Vamos Apanhar o Teatro num autocarro de dois pisos e começamos em Faro faz parte do programa da Antena1 Vou Ali e Já Venho e a emissão deste episódio pode ouvir aqui.
Comentários