O Parque Natural Regional do Vale do Tua (PNRVT), que integra os municípios de Alijó, Carrazeda de Ansiães, Mirandela, Murça e Vila Flor, é uma área protegida que tem na sua essência a preservação da biodiversidade que consegue conciliar harmoniosamente com o desenvolvimento sustentado, onde o turismo assume um papel preponderante. Por essa razão o PNRVT tem-se empenhado em criar “produto” turístico, organizando os recursos existentes e apostando na sensibilização e formação dos operadores privados locais.
O mais recente exemplo é a classificação como “Destino Turístico Starlight” e a formação de todos os agentes locais, públicos e privados, para que neste verão este “produto” já possa ser motivo de atração - como pode ser visto na foto de destaque acima da Anta de Zedes.
É a baixa densidade de poluição visual uma das características que nos permite que a observação das estrelas tenha condições perfeitas neste território.
O Dark Sky® Vale do Tua integra a rede nacional de destinos da Associação Dark Sky® que têm como missão a proteção deste importante recurso, o céu noturno, proporcionando oportunidades de cooperação inter-regiões, Alentejo, Centro e Norte, no âmbito da criação de uma oferta organizada e estruturada em torno do astroturismo, onde cada destino contribui com as suas especificidades.
Para além das estrelas o PNRVT está de momento a implementar uma rede de percursos com pontos definidos para a prática de birdwatching, que deve ficar concluída até ao final do verão.
Já implementada está a Rota dos Miradouros, locais privilegiados para a contemplação da deslumbrante paisagem deste território. Aqui deixamos que o olhar vagueie, que absorva as cores da paisagem, que acaricie as rugas que o rio Tua rasga no vale.
É o impulso que precisamos para partir numa caminhada de descoberta pelos percursos pedestres, devidamente homologados, que nos permitem conhecer lugares imperdíveis, atravessar microrreservas, cruzar aldeias, apreciar o património edificado, a sua história, os movimentos artísticos e culturais até chegar aos Santuários, locais de culto, de devoção onde renovamos a fé na humanidade, a fé no poder da natureza.
E nos vales, junto ao rio, que bem que sabe molhar os pés na água fresca, enquanto ouvimos o canto do colorido Guarda-Rios. Que melhor cenário para partilhar um pic-nic com a família?
Nas aldeias, vilas e cidades o Tua tem diversos espaços de interpretação, que com recurso à tecnologia nos permitem entrar num mundo virtual de conhecimento e de memórias, de história e estórias, que contam a identidade deste território.
Quem vier ao Tua pode usufruir de excelentes unidades de alojamento, seja em hotéis de referência, seja em unidades de turismo no espaço rural, locais que na sua maioria asseguram níveis de tranquilidade e privacidade quase inimagináveis para quem vive em grandes centros urbanos.
E claro, a gastronomia, tão intensamente saborosa, genuína, atrevida, que mistura o saber-fazer da tradição com a criatividade que a modernidade impõe.
Nenhuma experiência pelo Tua termina sem um brinde, com os bons vinhos que este Vale produz que, em parte, está integrada na Região Demarcada do Douro.
É tempo de desconfinar, com calma, sem pressas e com confiança. É tempo de acreditar e redescobrir os pequenos grandes prazeres que a natureza nos pode dar. É tempo de visitar lugares que nos prometem experiências memoráveis, porque construídas sobre emoções, sobre boas vibrações, sobre o singular sentir que nos despertam as coisas mais simples. O Vale do Tua está à tua espera.
Comentários