Trata-se de uma iniciativa conjunta do Turismo de Portugal e das Entidades Regionais de Turismo do Porto e Norte de Portugal, Centro de Portugal, Região de Lisboa e Alentejo Ribatejo, em articulação com os respetivos municípios, e cuja agenda pode ser consultada aqui.
Concertos, recriações históricas, exposições, sessões de cinema e debates estão entre as mais de 40 iniciativas previstas na Agenda de Eventos – Invasões Napoleónicas em Portugal, que irão realizar-se em edições virtuais e presenciais, com o objetivo de valorizar o património militar português e contribuir para a dinamização dos territórios.
Estes eventos integram ainda o calendário internacional de comemorações “Bicentenário 2021”, promovido pelo Itinerário Cultural do Conselho da Europa Destination Napoléon. De entre as entidades participantes constam os promotores do projeto “Rede Temática das Invasões Francesas em Portugal”, apoiado pelo Turismo de Portugal através da Linha de Apoio à Valorização Turística do Interior.
A aposta no Turismo Militar, no âmbito da Estratégia Turismo 2027, pretende reforçar a coesão territorial do país e a valorização turística das regiões do interior, através da qualificação do seu património cultural e do estímulo ao desenvolvimento de serviços turísticos associados a esse património. O objetivo passa pela atração de visitantes e pelo aumento do tempo médio de estada do turista nestes territórios.
Napoleão Bonaparte morreu a 5 de maio de 1821, na ilha de Santa Helena e, neste ano de 2021, por toda a Europa, a data é assinalada através de diversas iniciativas que promovem o património cultural associado à história das invasões napoleónicas nos vários países.
Comentários