Não é uma sugestão muito habitual para esta época, mas, se pensarmos nos excessos cometidos à mesa, até faz sentido compensar com uma caminhada pela natureza. Assim, depois de recomendarmos três aldeias e três castelos para visitar nesta quadra, fechamos as nossas sugestões com três trilhos encantados para explorar durante o Natal e ano novo.

1. Trilho entre Piódão em Foz d'Égua, Arganil

Largo e Posto de Turismo de Piódão nomeados para prémio internacional de arquitetura
Aldeia do Piódão créditos: DR

Também conhecida como a aldeia presépio, visitar Piódão na época natalícia confere-lhe um encanto especial. Pode aproveitar para percorrer o trilho circular que liga Piódão a Foz d'Égua, onde poderá observar o encontro das ribeiras de Piódão e Chãs, num cenário de filme. Depois, o percurso leva-nos pelo outro lado da encosta até regressarmos ao ponto de partida. Saiba aqui mais sobre este percurso.

2. Passadiços das Lagoas de Travanca, Arcos de Valdevez

Passadiços das Lagoas de Travanca, Arcos de Valdevez
Floresta Encantada créditos: Freguesia de Cabana Maior - Junta de Freguesia

Até ao dia 14 de janeiro, a zona das Lagoas de Travanca, em Cabana Maior, recebe toda a magia da época através de iluminações e decorações especiais ao logo dos passadiços das Lagoas de Travanca - iniciativa que começou há dois anos e parece ter vindo para ficar. O ideal, por isso mesmo, é percorrer o percurso de cerca de meio quilómetro ao cair da noite. Durante o dia, pode aproveitar para explorar outros recantos de Arcos de Valdevez.

3. Levada da Víbora, Cabeceiras de Basto

Levada da Víbora
Levada da Víbora, Cabeceiras de Basto créditos: Bárbara Gouveia

Terminamos estas sugestões com um trilho mais exigente (cerca de 10km) por uma levada em plena Serra da Cabreira. Um percurso em que ficamos imersos na natureza e ainda temos a chance de conhecer o Núcleo dos Moinhos de Rei. Saiba mais sobre este trilho e esta região aqui.