Sabia que só em 1881 – 700 anos depois de Portugal se ter estabelecido como país – foi feita a primeira expedição à Serra da Estrela? Até então, aquele território era alvo de mitos e lendas sobrenaturais. As suas gentes eram vistas como camponeses, agricultores e ignorantes, que não pertenciam ao mundo moderno. Mas é aí que reside a sua beleza. Ao longo de séculos, foram preservados costumes e tradições ancestrais, além de um património riquíssimo, que nos faz viajar no tempo.

Conheça algumas histórias e locais da Serra da Estrela na galeria de fotos acima, captadas pelo fotógrafo Emanuele Siracusa. Entre elas, fique a conhecer um pouco mais sobre a vida dos pastores da Serra da Estrela, uma vida difícil e solitária.

Para inspirar-se ainda mais e ficar a conhecer o que define este destino único em Portugal, veja este vídeo narrado por Dinis, o mais jovem pastor da Serra da Estrela:


Este artigo sobre a Serra da Estrela foi feito no âmbito da minha parceria com o Turismo do Centro de Portugal. Todas as opiniões expressas são minhas.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.