O João, apaixonado por esta zona de Portugal, e a Marta, pronta para percorrer os seus trilhos, convidaram outros viajantes para explorar esta região única, em busca das lagoas mais isoladas. Ao Pedro On the Road, viajante que foi de bicicleta de Portugal a África do Sul e a pé até Macau, juntaram-se Fábio Inácio (@walkingaround.pt) e Diogo Santos (@thefilmtraveller), que estão a dar uma volta a Portugal de bicicleta.

O "gangue" estava pronto para desvendar as lagoas de águas límpidas, mas, antes disso, a Marta, o João e o Pedro vestiram um fato de neoprene e um arnês para descer o rio Arado em canyoning, com os guias Eduardo e Diogo. Uma experiência de pura adrenalina com saltos de 7 metros para poços profundos e o famoso rappel da Cascata do Arado, com direito a muitos espectadores. Esta experiência foi o ínicio de quatro dias intensos de exploração do parque.

Dois dias a caminhar pelas montanhas

Por onde andam a Marta e o João? A mergulhar nas lagoas mais límpidas e secretas da serra do Gerês
Por onde andam a Marta e o João? A mergulhar nas lagoas mais límpidas e secretas da serra do Gerês Lagoas de água transparente créditos: João Amorim

Já ouviram falar do delicioso pão de Pitões de Júnias? Se não, apontem a dica desta padaria que vos vai encher a barriga. Sabem aqueles pães que se começa a comer e não se consegue parar? Pois é, comprámos dois quilos e desapareceu num ápice. Além do pão, ainda podes saborear uma bola de Berlim para ajudar na digestão.

A verdade é que podemos comer à vontade, pois fomos passar dois dias a caminhar pelo trilho dos pastores na zona de Fafião. Em busca das águas mais límpidas para mergulhar, das cabanas dos pastores e, acima de tudo, do desafio de dois dias em autonomia pela montanha.

Fizemos as mochilas com comida suficiente para dois dias, tendas, sacos de cama, lanternas e rumamos para dentro do vale. Deslumbramo-nos com a beleza desta zona do Gerês, mais palavras para quê? Ora vejam estas fotos incríveis.

A caminhada terminou com um delicioso almoço em Fafião no restaurante Fojo do Lobo e a grupeta separou-se: a Marta e o João rumaram para os arredores de São Pedro do Sul e o Fábio e o Diogo para Chaves, onde iam dar início à Estrada Nacional 2.

Por onde andam a Marta e o João?

Vivemos tempos atípicos, a Marta e o João são dois viajantes que em abril estavam de mochila às costas prontos para ir desvendar a beleza do Irão, tinham uma viagem marcada mas viram-se obrigados a reinventar-se.

Durante o estado de emergência alimentaram as suas redes sociais com tertúlias de viagens e fotografia, enquanto planeavam as próximas escapadelas por Portugal, com o intuito de promover várias regiões do país e mostrar diversas formas de viajar.

Quando dois amantes de aventura que, habitualmente, percorrem o mundo à boleia ou em busca dos maiores desafios se juntam para desvendar Portugal o resultado só pode ser espantoso. A primeira paragem foi com a Clementina no Parque Natural do Alvão. Vai poder acompanhar os próximos episódios aqui no SAPO Viagens.