Os endiabrados mascarados que saem à rua por altura do Carnaval, nas Festas dos Rapazes, chamam turistas de todo o país e da vizinha Espanha, e têm esgotado a lotação hoteleira neste período.

O Carnaval são quatro dias na aldeia de Podence em Macedo de Cavaleiros ao ritmo das tropelias dos Caretos elevados a Património Imaterial da Humanidade pela UNESCO.

O carnaval é Entrudo Chocalheiro e ocorre no fim de semana prolongado, com um desfile noturno na sede de concelho, Macedo de Cavaleiros, a marcar o arranque das festividades, normalmente num sábado.

No domingo, a festa passa para a aldeia de Podence e caretos, com fatos de lã coloridos, máscaras de ferro e lata, um pau para amparar as tropelias e um cinto de chocalhos, andam pelas ruas. Entre a algazarra há as matrafonas, com quem os caretos não querem contas e a quem não chocalham, reservando as investiduras para as raparigas que apanham desprevenidas.

O Entrudo Chocalheiro regressa entre 22 a 25 de fevereiro de 2020 com o estatuto de Património Imaterial da Humanidade. Até lá, percorra a galeria de fotos e conheça mais sobre a festa.

Praia fluvial do Azibo

O emblema do concelho transmontano é a praia fluvial do Azibo, eleita uma das Sete Maravilhas Naturais de Portugal, enquanto um dos locais mais procurados na região por turistas do litoral norte.

Nos últimos dois anos terão passado pelas praias do Azibo mais de 100 mil pessoas em cada época balnear, um número cada vez mais próximo do total da população residente em todo o distrito de Bragança, que ronda as 140 mil.

Concelho de Macedo de Cavaleiros
Praia Fluvial do Azibo créditos: LUSA

O local é também uma “escola ambiental”, com atividades ligadas à natureza que permitem desfrutar do espaço envolvente classificado como Paisagem Protegida.

O município conseguiu assim colocar uma barragem a concorrer com as praias do litoral e "roubar" veraneantes para o interior aos areais da beira-mar. Uma barragem, construída há mais 30 anos para abastecimento de água e regadio, foi transformada num local turístico com Bandeira Azul e acessível a pessoas com deficiência.

Azibo
Praia Fluvial do Azibo créditos: LUSA

O concelho é também conhecido pela caça, com uma feira dedicada à temática, e também por um dos mais antigos certames de Trás-os-Montes - a Feira de São Pedro.

O município tornou-se “capital nacional da apicultura”, ao registar a designação como marca, com o propósito de desenvolver a dinâmica que já existe no concelho em torno da atividade da exploração de abelhas.

A 29 de junho celebra-se o Dia de São Pedro, sendo este feriado municipal.

Tem dicas e sugestões para quem vai visitar Macedo de Cavaleiros? Partilhe connosco no espaço de comentários.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.