O projeto Sun Azibo Cruzeiros & Experiências tem ao leme os irmãos Ângela e Acácio Costa.
Um barco solar, com capacidade para 12 pessoas, faz as delícias dos veraneantes que em tempo quente procuram a albufeira do Azibo, em Macedo de Cavaleiros, a praia fluvial com maior procura em Trás-os-Montes. Mas mesmo depois do verão se despedir, as viagens de barco continuam a realizar-se, porque a experiência permite – além dos fantásticos mergulhos na albufeira –, observar a fauna e a flora, degustar produtos regionais, numa simples merenda ou num jantar completo, ou simplesmente relaxar num cenário deslumbrante.
Cabe a Acácio assumir o leme da embarcação, enquanto a Ângela, incansável, oferece bebidas refrescantes ou um bom vinho, acompanhados por iguarias de fazer crescer água na boca. É a dona Mariazinha, mãe destes irmãos, que prepara com todo o amor, os produtos que são servidos no barco, especialmente os bolos e as compotas.
A simplicidade e a simpatia dos irmãos é cativante, ninguém fica indiferente aos sorrisos e à serenidade que ambos transmitem e que se enquadram em pleno no cenário perfeito do Azibo.
A embarcação apenas para três meses por ano, em pleno inverno, quando não há condições de conforto para fazer a viagem.
O projeto foi implementado em 2020, mas o sonho já tinha alguns anos e era do marido de Ângela, Vítor Oliveira, que partiu prematuramente. Ângela e Acácio agarraram o sonho e, em homenagem ao seu mentor, deram o seu nome à embarcação, “Vitinho”, permitindo que continue a navegar num local que tanto amava.
O “Vitinho” navega todos os dias da semana, de manhã à noite, mas a hora com maior pico de procura é a do Pôr do Sol.
Este programa pode ser acompanhado por um lanche de fim de tarde ou mesmo por um jantar. A empresa tem uma parceria com um restaurante local e, reservando antecipadamente, é possível servir pratos quentes de carne ou peixe a bordo da embarcação.
Um projeto de superação e de cooperação
Colocar o “Vitinho” a navegar nas águas do Azibo foi a forma de superação que Ângela encontrou para seguir em frente e ultrapassar a perda do marido. A concretização e o sucesso do projeto animam a jovem a continuar a ampliá-lo. Atualmente, o projeto vai muito além dos cruzeiros.
Os irmãos querem “vender” experiências que permitam sentir Trás-os-Montes na sua plenitude e trabalharam uma rede de cooperação, com diferentes parceiros, que lhes permitem ter uma oferta de elevada qualidade e diversificada.
Nos pacotes disponíveis podemos encontrar, por exemplo, voos de avião, escaladas em Via Ferrata, passeios a cavalo, visitas a fábricas de queijo, experiências vínicas, participação nas festas dos Caretos de Podence, Património Mundial da Humanidade, entre muitas outras coisas.
A empresa responde, assim, a diferentes públicos e garante um grau de satisfação maior a quem realiza as experiências.
Experiências
VALLE PRADINHOS & CRUZEIRO
Experiência vitivinícola cheia de história numa exploração com 450 hectares e mais de um século de tradição, que permite conhecer o processo completo de produção dos vinhos Valle Pradinhos.
A experiência continua com um maravilhoso passeio numa embarcação ecológica que procura proporcionar momentos inesquecíveis e em total harmonia com a natureza.
VOO & CRUZEIRO
Esta experiência permite registar encantadoras paisagens de Trás-os-Montes de uma perspetiva única, a partir do céu. Os voos são realizados pelo Aero Clube de Bragança, que por não ter uma perspetiva comercial, canaliza toda a verba angariada com este serviço para causas sociais locais. Atualmente, a verba destina-se ao apoio às vítimas de violência doméstica.
Posteriormente e numa outra perspetiva, faz-se um passeio numa embarcação ecológica, com níveis de poluição zero.
VIA FERRATA & CRUZEIRO
Numa parceria com a empresa PortugalNTN, proporcionam aos visitantes a possibilidade de subir a Via Ferrata da Ecovia do Rabaçal, em Valpaços. Uma ascensão de 120 metros que mais do que um desafio aos nossos sentidos é uma oportunidade de superação pessoal.
Para baixar o ritmo cardíaco e a adrenalina desta experiência segue-se um passeio no “Vitinho”, tranquilizante, relaxante.
ROTA DOS CORÇOS & CRUZEIRO
Experiência de contacto com a fauna e o seu habitat na Serra de Bornes. Uma zona fantástica onde com facilidade é possível observar animais selvagens, particularmente os corsos, existentes neste espaço em grande quantidade.
A experiência inclui também o passeio no barco solar.
QUEIJARIA ARTESANAL & CRUZEIRO
Experiência recheada de tradição, que permite conhecer o processo completo de produção de queijo artesanal, com a oportunidade de degustar e até adquirir este produto tradicional.
O mesmo queijo é servido aos visitantes a bordo da embarcação ecológica, em plena albufeira do Azibo.
EQUITAÇÃO & CRUZEIRO
Quem nunca andou a cavalo pode muito bem fazer o seu batismo com uma aula no picadeiro, em Macedo de Cavaleiros. Quem já tem experiência pode aventurar-se num passeio a cavalo pela serra ou então de charrete por uma típica aldeia transmontana.
Como não podia faltar, segue-se um relaxante passeio no barco solar do Azibo.
APICULTURA & CRUZEIRO
Já pensou ser apicultor por um dia? Esta é a proposta da Apicultura & Cruzeiro que permite ao visitante vestir-se de apicultor, visitar e tratar colmeias e assim compreender este processo de extrema importância a nível ecológico. Despe-se o fato e a experiência continua nas águas do Azibo, a bordo do “Vitinho”.
CARETOS DE PODENCE & CRUZEIRO
Os Caretos de Podence são Património Mundial da Humanidade, classificação da UNESCO, e as figuras mais icónicas deste território. A proximidade de Podence com a aldeia de Podence facilita a experiência, recheada de cultura e tradição.
E há a possibilidade de poder viajar com os caretos no “Vitinho”, num fantástico passeio pelas águas tranquilas do Azibo.
GEOCRUZEIRO
O Azibo está integrado no Geopark Terras de Cavaleiros, também classificado pela UNESCO pela sua enorme importância geológica. Neste Geoparque pode percorrer milhões de anos da história do planeta Terra, contados nos Sítios identificados.
Como sempre, e para assimilar tanto conhecimento que aqui pode adquirir, pode realizar um passeio relaxante no “Vitinho” e, porque não, beber um bom vinho de Valle Pradinhos, para tornar a experiência perfeita.
Comentários