“Tinha um pedido para umas fotografias de Leonte e da Mata da Albergaria e embora achasse que era um pouco cedo para já encontrar toda aquela zona na sua fase de transformação, o dia disponível que tinha para fazer esta visita esperava-se também chuvoso e escuro, mas ainda assim arrisquei”, começa por explicar.

Ao chegar nos lugares que tinha de fotografar encontrou uma conjugação perfeita entre as cores de outono e um “sol lutador que por entre as nuvens foi mostrando o seu sorriso e embelezando ainda mais todo aquele local”. “Depois seguiu-se um jogo de paciência e de paixão sempre à procura das melhores composições e da melhor luz, onde o mundo mágico dos fungos deliciou-nos também com a sua beleza”, conta ao SAPO Viagens.

Pode ver o resultado destas imagens na galeria de fotos, além de outras paragens captadas pelas lentes de Filipe Sá.

O Gerês é um lugar recorrente, que frequenta desde criança, quando começou a passar férias lá com os pais, mais tarde, explorou com o irmão e, depois, com a companheira. Um refúgio para onde fogem sempre que podem. “Começamos por explorar os rios e as lagoas e rapidamente começamos a ganhar altitude pelos trilhos infinitos que nos levam por picos e cumeadas, bosques e muito, muito granito”.

Apesar de conhecer bem a região, “a área natural mais importante do país”, Filipe considera difícil indicar os melhores lugares para fotografar uma vez que as opções são imensas. “Temos desde bosques mágicos, às incríveis cascatas e às majestosas montanhas. Também os prados, os currais, as cabanas de pastores e a ruralidade envolvente, assim como toda a flora e a desafiante fauna selvagem”, enumera.

Se pretende captar a magia da transformação da natureza, outono e primavera são as melhores épocas para ir ao PNPG, que tem encanto durante todo o ano.

“Felizmente, visito o PNPG durante todo o ano e cada época tem o seu encanto, mas o outono e a primavera são sem dúvida as favoritas, por serem fases de renovação e transformação, mas não consigo deixar de referir o inverno e o manto branco que ele traz, porque proporciona as caminhadas mais desafiantes”.

As belezas dos Picos da Europa e uma roadtrip de campervan pela Islândia, feita durante a lua de mel, são outras das viagens que marcam as fotografias do feed de Filipe, que também é embaixador da marca portuguesa Indagatio, “que tem no Parque Nacional da Peneda-Gerês a base da sua inspiração e um amor inerente pelos bosques, a fauna e flora”.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.