"Alcandorada num cabeço que se impõe ao olhar na maior parte dos horizontes, a Aldeia Histórica de Portugal de Monsanto detém um encanto singular, para o que contribuem os dois títulos atribuídos no séc. XX – Aldeia Mais Portuguesa de Portugal, em 1938, e o de Aldeia Histórica em 1995. Ícone turístico da região, Monsanto é uma experiência peculiar para quem a visita. Concederam-lhe foral D. Afonso Henriques, D. Sancho I, D. Sancho II e D. Manuel. A parte mais antiga está no ponto mais alto, onde os Templários construíram uma cerca com uma torre de menagem", assim é apresentada a vila de Monsanto no site oficial das Aldeias Históricas de Portugal.

A aldeia histórica de Monsanto, em Idanha-a-Nova, está a servir de cenário, entre outros, para as gravações da nova série da HBO 'House of the Dragon', a prequela de 'A Guerra dos Tronos', um dos maiores sucessos da cadeia norte-americana.

Segundo a Agência Lusa, "assim que se atravessa a Relva, localidade que fica a escassa distância da aldeia histórica de Monsanto, é percetível que alguma coisa de diferente está a acontecer, ao avistar-se um amontoado de grades que bloqueiam o largo daquela localidade".

O município de Idanha-a-Nova, no distrito de Castelo Branco, alertou para o condicionamento do trânsito nas localidades de Monsanto e de Penha Garcia para a realização das filmagens, um aviso que se pode ler na página de Facebook.

“Informamos que foi autorizado o corte de trânsito, nas localidades de Monsanto e Penha Garcia, do concelho de Idanha-a-Nova, para a realização de filmagens de uma série”, lê-se na nota.

O documento adianta ainda que o “acesso ao Castelo de Monsanto estará interdito a residentes e visitantes da aldeia histórica de Monsanto, no período compreendido entre 18 de outubro e 13 de novembro de 2021”.

Sabe-se que o castelo de Monsanto será um dos cenários principais para a filmagem em Portugal, desconhecendo-se, para já, a importância que terá na trama. Será que surgirão dragões a sobrevoar Monsanto?

Veja na galeria abaixo algumas das melhores imagens deste lugar que se prepara para ficar nas 'bocas do mundo'.

Baseada em 'Fire & Blood', de George R.R. Martin, 'House of the Dragon', que se passa 200 anos antes dos eventos de Guerra dos Tronos, conta a história da Casa Targaryen.

O mundo inteiro no seu email!

Subscreva a newsletter do SAPO Viagens.

Viaje sem sair do lugar.

Ative as notificações do SAPO Viagens.

Todas as viagens, sem falhar uma estação.

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOviagens nas suas publicações.