Lisboa e Porto lideram a lista das principais cidades de Portugal com as esplanadas mais populares do momento. Por outro lado, o Algarve tem as cidades de Loulé e Faro como as mais desejadas para apreciar esplanadas com vista e sabores nos restaurantes com uma localização excecional.

Neste sentido, o TheFork preparou uma lista com dez sugestões de esplanadas para desfrutar não só do bom tempo, mas também de uma oferta gastronómica variada, que recebe o bom tempo com vistas imbatíveis.

1. Torreão Restaurante Bar, Porto

2. Le Chat, Lisboa

3. Estaminé, Faro

4. La Paparrucha, Lisboa

5. Digby Restaurante Bar, Porto (na foto de destaque)

6. Gull, Porto

7. Ria Formosa Restaurante, Faro

8. Monica's, Almancil

9. Este Oeste, Lisboa

10. Soul Garden, Lisboa

Lisboa, com 4 esplanadas lidera o ranking e é uma das cidades preferidas para aproveitar o bom tempo de verão. Cosmopolita e cheia de vida, Lisboa é uma aposta segura para os planos que pretendem combinar vistas incríveis com uma boa aposta gastronómica.

Le Chat, Lisboa
Le Chat, Lisboa créditos: Le Chat - Facebook

O Porto é a opção preferida a Norte de Portugal, onde as esplanadas são o refúgio ideal para aos dias mais quentes. Aqui, o Gull, o Torreão restaurante/bar e o Digby Restaurante Bar são as mais apreciadas, pela gastronomia e localização privilegiadas.

Ao sul do país, no tão desejado Algarve, os destaques vão para o Monica’s em Almancil e o Estaminé e o Ria Formosa Restaurante em Faro.

Restaurantes com esplanadas: maior consumo e mais reservas

O TheFork realizou também um estudo sobre os hábitos de consumo dos portugueses quando vão a espaços com esplanadas. De acordo com os dados obtidos, a despesa média nos restaurantes com esplanada é ligeiramente superior à dos que não têm esse espaço exterior: 28,2€, comparativamente aos 25€ do valor médio em restaurantes sem esplanada.

E o que acontece com as reservas? De acordo com os dados do estudo, 33% das reservas feitas no verão são em restaurantes com esplanadas. 49% dos clientes costumam fazer refeições de almoço ao ar livre durante o verão, enquanto 51% preferem fazê-lo ao jantar.

Quanto à antecipação das reservas, os clientes tornam-se mais cautelosos ao reservar mesa em restaurantes com esplanada, apenas 29% costumam reservar com menos de 2 horas de antecedência, enquanto em restaurantes sem terraço, essa percentagem sobe para 33%.

Finalmente, com base nos dados recolhidos conclui-se que os restaurantes com esplanada mais reservados são geralmente os de cozinha portuguesa e contemporânea. Quando falamos de "restaurantes sem esplanada", a cozinha japonesa triunfa sobre a cozinha mediterrânica.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.