Centro financeiro da Suíça, Zurique encanta pelo seu lago, jardins que convidam a longos passeios e lojas de luxo. Os museus e galerias não desiludem os amantes da arte e os resorts atraem os adeptos dos desportos de inverno. E claro que o chocolate está também entre as atrações desta cidade encantadora.

O Natal na cidade

Zurique: uma cidade irresistível com os Alpes no horizonte
créditos: Claudio Schwarz/Unsplash

Zurique vive as festividades em grande estilo e claro que os mercados não podiam faltar. Eventos perfeitos para encontrar presentes bem especiais, encontram-se um pouco por toda a cidade, mas entre os principais estão o Wienachtsmarkt em Bellevue, o que anima a estação central com uma enorme árvore e ainda o que decorre em Niederdorf. Se planeia visitar a cidade suíça durante a quadra, não deixe de prestar especial atenção às iluminações da Bahnhofstrasse. Chamadas Lucy, estas luzes incluem 12 mil cristais coloridos e 40 quilómetros de cabo transparente e transformam a zona num verdadeiro paraíso para os amantes do Natal.  Mas nem só de luzes vive a Bahnhofstrasse. Mais de centena e meia de lojas estarão abertas para lá do horário para facilitar a vida a quem quer aproveitar a noite para as compras natalícias. A não perder é o Illuminarium, o festival de luzes que regressa este ano ao pátio interior do museu nacional. A entrada é gratuita, mas é possível também fazer uma refeição e assistir a um espetáculo e a um festival de arte mediante compra de bilhete. O evento decorre todos os dias, até 30 de dezembro, com exceção da véspera e dia de Natal.

Para os fãs da neve e natureza

Zurique: uma cidade irresistível com os Alpes no horizonte
créditos: Oliver Schwendener/Unsplash

Se prefere o esqui ou o snowboard ao Natal, Zurique tem também o que precisa para umas férias de inverno inesquecíveis. Para além das pistas de patinagem no gelo presentes por toda a cidade, a região oferece uma série de resorts. Da lista fazem parte Flumserberg, a cerca de uma hora de carro; ou Sattel-Hochstuckli, a pouco mais de meia hora de Zurique. Inclua ainda nas opções Amden e Mythen Reguion, ambos a cerca de 60 minutos de carro. Mas claro que não precisa deixar a cidade para comungar com a natureza. O Lago Zurique espera por si em todo o seu esplendor. Caminhe pelas margens, sente-se a apreciar a paisagem ou aproveite para fazer um passeio de barco. Vai encontrar aqui não apenas turistas, mas sobretudo locais que escolhem este cenário idílico para almoçar ou desfrutar de um livro quando o tempo ajuda.

O encanto do centro histórico

Zurique: uma cidade irresistível com os Alpes no horizonte
créditos: Henrique Ferreira/Unsplash

Zurique tem origens que remontam a antes da Idade Média e isso está bem patente nas ruas estreitas do centro histórico, onde os carros ficam à porta. A principal destas artérias é a Niederdorf, onde vale a pena fazer algumas compras e parar para almoçar ou apenas tomar um café entre uma e outra visitas. Estão aqui também os principais monumentos da cidade, como a Fraumünster (igreja colorida), Lindenhofplatz (uma das praças mais importantes) e a Igreja de São Pedro, cujo relógio se diz ser maior do que o Big Ben. Uma das igrejas mais famosas e uma das maiores da cidade é a de Grossmünster. Reza a lenda que foi construída sobre as sepulturas dos santos padroeiros de Zurique e é hoje visita obrigatória devido sobretudo aos seus belos vitrais. Respire fundo e suba a torre Karl. Quase 200 degraus são o que o separa de uma vista panorâmica que abrange não apenas a zona antiga da cidade, mas também o lago e os Alpes.

A Casa do Chocolate

Zurique: uma cidade irresistível com os Alpes no horizonte
créditos: Ricardo Gomez Angel/Unsplash

A Suíça é famosa pelo seu chocolate e Zurique um dos melhores destinos para os apreciadores da iguaria. Se faz parte do grupo, uma visita à fábrica da Lindt e respetivo museu é absolutamente indispensável. Situada em Kilchberg, a zona metropolitana da cidade, esta é uma das atrações mais visitadas e existem motivos bem deliciosos para isso. Para além das instalações fabris, a tour inclui a visita à Home of Chocolate, inaugurada em setembro de 2020. O museu oferece informação sobre a produção do cacau, a história dos chocolates e dos chocolateiros, designadamente na Suíça.

Caso aprecie arquitetura tanto quanto chocolate não vai decerto ficar desiludido. O edifício que alberga o museu tem a marca da Basel Christ & Gantenbein, ateliê famoso pela criação de espaços criativos e futuristas dentro e fora da Suíça. Antes da visita propriamente dita, vale a pena apreciar a imponente fonte de chocolate com nove metros de altura, um dos ex-libris do espaço A cereja no topo do bolo: a maior loja de chocolates Lindt do mundo, com inúmeras variedades para todos os gostos, desde clássicos aos lançamentos mais recentes, passando pelas tradicionais caixas de bombons e cremes.

Museu, compras e modernidade

Zurique: uma cidade irresistível com os Alpes no horizonte
créditos: Claudio Schwarz/Unsplash

Zurique tem perto de meia centena de museus e centenas de galerias que fazem as delícias de qualquer amante de arte que a visite. Um dos mais importantes é o Museu Nacional, que reúne uma das maiores coleções da história da Suíça, entre esculturas, pinturas, artesanato e objetos do quotidiano. Para além das peças expostas também a arquitetura do edifício não deixa ninguém indiferente. O exterior lembra um castelo encantado, mas assim que se atravessa o pátio interior, entra-se num espaço de modernidade, completamente contrastante. Depois da visita, dê um salto até à Bürkliplatz. Praça, miradouro ou pequeno porto, este espaço pode ser tudo isso e ainda mais, albergando diversos eventos culturais e artísticos e um mercado de vegetais duas vezes por semana.

Se não resiste a compras durante as viagens, a Bahnhofstrasse é o seu destino. Considerada a rua mais luxuosa da cidade, é aqui que encontra as lojas das marcas mais famosas. Com quase quilómetro e meio de extensão, a Bahnhofstrasse liga o Lago Zurique à estação central. Termine o dia com um toque bem trendy no Kreis 5 Quarter, uma antiga área industrial que acolhe agora espaços gastronómicos, de arte, design e cultura. A vida noturna é outro dos pontos altos desta zona, onde encontra o IM VIADUKT, um viaduto do século XIX que viu os seus arcos transformados num espaço recheado de lojas, mercados e restaurantes.

Quer seja para esquiar, fazer compras ou simplesmente passar uns dias de inverno em modo pausa, Zurique é um destino a ter em conta nos meses mais frios. Reserve o seu voo com a TAP e deixe-se seduzir por este pequeno paraíso com sabor a chocolate.