Herdeira de um património arquitetónico e artístico único, Praga conquista sem dificuldade o visitante, com a vista deslumbrantes das suas praças, edifícios históricos, o rio Vltava, as suas pontes...

A Cidade Velha (Staré Město), a Cidade Nova (Nové Město) e - na outra margem do rio, atravessando a Ponte Carlos - a Cidade Pequena (Malá Strana) concentram a maior parte das atrações turísticas.

No roteiro de todo o visitante, a ponte Carlos (Karluv most) é incontornável e vive uma permanente hora de ponta, pejada de turistas e vendedores ambulantes. Ladeada de estátuas, foi erigida por encomenda de Carlos IV para substituir outra do séc. XII, destruída por cheias em 1342. Concluída em 1390, veio a receber o nome do monarca apenas no séc. XIX e tornou-se uma ponte pedestre só após a II Guerra Mundial.

Praga
créditos: Pixabay

A sua vetusta idade e beleza fazem dela o ícone da cidade por excelência. Quando por ali passamos, somos tentados a deixarmo-nos levar pela imaginação e pensarmos em toda a história ao longo dos seus mais de 600 anos de existência. Dos grandes acontecimentos ao fluir corriqueiro da cidade, da azáfama de trabalho, dos passeios de família e de enamorados.

Se hoje as selfies e os souvenirs dominam, uma visita em horas mais madrugadoras tornam possível a fantasia da viagem no tempo.

Mercados de Natal

Mas em Dezembro, além da célebre ponte, todos os caminhos vão dar aos mercados de Natal. Uma tradição europeia que remonta ao séc. XIV, com os primeiros mercados natalícios na Alemanha, que por sua vez tiveram origem provável nos antigos mercados de Inverno. O primeiro destes terá surgido no final do século XIII, em Viena. Certo, contudo, é que a tradição ganhou mundo e os mercados de Natal de Praga todos os anos atraem milhares de turistas e visitantes locais.

Vários mercados têm início em finais de Novembro com durações variáveis até ao Natal. Mas de 1 de Dezembro a 6 de Janeiro (com exceção do Mercado no Castelo de Praga, que este ano começa mais cedo, a 23 de Novembro), os mercados tradicionais de Natal ou Vanocni trhy, estão abertos todos os dias e há muito para ver e escolher. Os principais e mais concorridos têm lugar na Praça da Cidade Velha e na Praça Wenceslas (Cidade Nova), numa curta distância a pé entre eles.

Mercado de Natal em Praga
créditos: iStock

A Praça da Cidade Velha é o palco onde se ergue a principal árvore de Natal, trazida das florestas da região de Liberec, que diariamente acende as suas luzes às 16:30h, ao som de música clássica. Na Praça Wenceslas, outra árvore cumpre o mesmo ritual a partir das 17:00h. O ambiente festivo enche de brilho a cidade, com as iluminações e decorações a proporcionarem um espetáculo que convida a experimentar o que a capital checa tem para oferecer e a levar também para presentear familiares e amigos.

Nas tradicionais cabanas de madeira enfeitadas com motivos natalícios, o visitante pode encontrar artesanato local como bordados, cerâmica, peças de joalharia, chapéus e acessórios, velas perfumadas, brinquedos e bonecas tradicionais.

Natal em Praga
créditos: iStock

Aromas e sabores

Mas outra das grandes atrações é a componente gastronómica e pode-se mesmo ver a confeção de alguns petiscos tradicionais. No capítulo dos comes e bebes, comecemos pelos últimos. Tal como em vários países do norte da Europa, aqui não falta o tradicional vinho quente com especiarias (designadamente canela), Svarak, para afugentar o frio; ou vinho de mel, Medovina, ou ainda um revigorante grogue que mistura rum, água, limão e açúcar. Para quem prefere abdicar do álcool, nada melhor do que um saboroso chocolate quente. Se preferir algo refrescante, pode optar pelas cervejas locais: Staropramen, Pilsner Urquell ou Budvar, entre outras.

Para confortar o estômago, há petiscos tradicionais salgados e doces, muitos deles feitos na hora. Eis algumas opções: Klobása, salsichas grelhadas na brasa; Prazská Sunka, fiambre assado no espeto; Langos, pão húngaro coberto de alho, queijo e ketchup; Palacinky, panquecas; Buchty, bolinho recheado com compota ou queijo fresco; Trdelník, o popular doce em forma de rolo polvilhado de açúcar, que se vende quente um pouco por toda a cidade.

Pelas ruas de Praga
créditos: Pixabay

Para todas as idades

Se os mais crescidos se distraem nas compras, os mais pequenos também têm direito a uma atenção especial. E foi a pensar neles que se projetou a montagem de um estábulo na Praça da Cidade Velha, onde as crianças podem acariciar ovelhas, cabras e um burro e apreciarem um grande presépio.

Com frequência, ao final da tarde, grupos corais ou folclóricos apresentam-se na mesma praça entoando cânticos tradicionais e natalícios. Afinal, não há festa que se preze sem música. Mas fora das áreas dos mercados, nesta quadra realizam-se diversos concertos de música clássica em igrejas e edifícios históricos, para os quais pode adquirir bilhete.

Concertos, ópera, teatro e bailado, há toda uma programação cultural por onde escolher. Especialmente a pensar nesta época, realizam-se vários espetáculos do bailado O Quebra-Nozes, no Teatro Hybernia a 3 de Dezembro e no Teatro Nacional a partir de 11 de Dezembro.

Pelas ruas de Praga
créditos: Pixabay

Também para todos os públicos, pela sua forte componente visual e pouca ou nenhuma componente verbal, sugere-se o Teatro Nacional de Marionetas e os célebres espetáculos de Teatro de Luz Negra ou Teatro Negro de Praga. São várias as companhias com produções em cartaz.

Na programação cultural incluem-se ainda diversas exposições alusivas à temática do Natal, com destaque para a dedicada às tradições populares, patente no Jardim Botânico da Faculdade de Ciências Naturais, University Karlovy. E, claro, não deixe de visitar alguns dos locais e monumentos emblemáticos da cidade como o Castelo de Praga, a Catedral de São Vito, a célebre Torre do Relógio Astronómico com os seus 12 apóstolos, a deslumbrante Casa Municipal (Obecní dům), o histórico café Slavia ou o icónico muro de John Lennon… A lista soma e segue nesta capital única, que pode visitar através dos 10 voos semanais da TAP.

Relógio astronómico de Praga
créditos: Pixabay

Texto: Whotrips

Praga desde 82€