1. Como/quando começou o “bichinho” das viagens?

O meu bichinho pelas viagens começou por duas razões: pela minha atividade na aviação civil e na geografia e pela minha família que emigrou para a América do Sul, mais precisamente para a Venezuela. Permitiu que despertasse a minha curiosidade por mapas, países, viagens e mistérios das civilizações ancestrais do nosso planeta.

2. Além de viajar, gosta muito de…

Adoro fotografar, adoro uma boa leitura, sobretudo, sobre história, economia e política. Adoro acampar, seja em climas mais chuvosos ou áridos. Adoro viver a vida e apreciar a sorte que temos por ter um teto, comida na mesa, um emprego, oportunidades para estudar…

3. Quantos países já visitou?

Até ao momento, com 29 anos, visitei 52 países nos diversos continentes.

4. Viagens mais marcantes e porquê?

Tenho quatro viagens marcantes: Indonésia, Jordânia, Quénia e Iraque. A Indonésia pela leveza como as pessoas encaram a vida, o Quénia pelos sorrisos, apesar das dificuldades económicas e sociais, a Jordânia porque foi uma espécie de lua de mel não planeada e o Iraque porque deixou cicatrizes profundas em mim. Acabei por ver os vestígios da guerra, não em edifícios, pontes, aeroportos destruídos mas em crianças mutiladas, sonhos que terminaram num atentado qualquer nas ruas de Bagdade.

5. Destino que quer regressar e porquê?

Adorava regressar à Bolívia e a Venezuela. A Venezuela para ter o privilégio de visitar a maior queda de água do planeta: El Salto Àngel. E a Bolívia por ser um dos povos mais amigáveis da América Latina.

6. Próximos destinos e expectativas.

Adorava visitar Timor-Leste. Não só por ter sido uma antiga colónia portuguesa mas também pela sua ligação ao Este da Indonésia onde estive durante duas semanas. As minhas expectativas neste momento é chegar ao continente que me falta, a Oceânia!

7. Dica de viagem mais valiosa que pode dar.

A melhor dica é o facto de que quando viajamos, estamos-nos a libertar, estamos a abrir os nossos horizontes. Estamos a deixar os complexos para trás, as intrigas, o mundo pequeno que muitas vezes vemos na nossa sociedade. Estamos, sobretudo, a crescer enquanto viajamos, a crescer como humanos.

8. Lugar preferido em Portugal.

O meu lugar preferido em Portugal é a Ilha da Madeira onde cresci e vivi a minha infância e juventude!

O mundo inteiro no seu email!

Subscreva a newsletter do SAPO Viagens.

Viaje sem sair do lugar.

Ative as notificações do SAPO Viagens.

Todas as viagens, sem falhar uma estação.

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOviagens nas suas publicações.