Tudo em Singapura parece fazer sentido: a fusão do novo com o tradicional, o betão e os abundantes e maravilhosos jardins, os prédios históricos e os arranha-céus, as compras nas lojas de marcas internacionais e as pechinchas nas lojas de rua. Estes são apenas alguns exemplos desta cidade-Estado maravilha.

É provavelmente a cidade mais limpa e segura do mundo. Tem algumas regras, mas sinceramente nem pensámos nelas e julgamos que não infringimos nenhuma - exceto beber água no metro.

Mascar uma pastilha e atirá-la para o chão, cuspir, fumar em alguns sítios – mesmo que seja na rua – passar fora da passadeira ou com o sinal vermelho, comer ou beber nos transportes públicos são alguns dos exemplos. Gestos que embora todos achemos pouco civilizados, são “normais” em muitas cidades, mas em Singapura são proibidos. As multas são pesadas e começam nos 500 dólares de Singapura.

Singapura
Singapura Créditos: Viagensa4

Embora seja pequena em tamanho, Singapura é rica em surpresas e em pontos de interesse, cada canto e recanto apresenta algo diferente, com a sua cultura, história, gastronomia… Não é uma cidade barata, mas devia constar na lista de todos os viajantes! Deixamos aqui o nosso Top 10 Singapura, sem a Ilha de Sentosa – que só por si merece uma visita de alguns dias.

Marina Bay

O postal e a porta de entrada para Singapura. Um passeio na zona da Marina Bay é suficiente para ativar todos os nossos sentidos. As maravilhas arquitetónicas, os edifícios extravagantes e arranha-céus, a vista para o complexo do Hotel Marina Bay Sands ou os 4 kms do caminho pedonal fazem desta zona uma das mais bonitas de Singapura. Esta zona fervilha de turistas, eventos culturais, restaurantes, hotéis e museus.

Marina Bay
Marina Bay Créditos: Viagensa4

Gardens by the Bay

Gardens by the Bay é um parque natural, composto por três jardins à beira-mar: Bay South Garden (em Marina South), Bay East Garden (em Marina East) e Bay Central Garden (em Downtown Core e Kallang). O maior destes jardins é o Bay South Garden, é aqui que se localiza a Flower Dome (maior estufa de vidro do mundo), a Cloud Forest e as maravilhosas Supertree Grove & OCBC Skyway, que oferecem imagens icónicas que têm percorrido todo o mundo.

Gardens by the Bay
Gardens by the Bay Créditos: Viagensa4

Dica: todos os dias, pelas 20h45, o espaço oferece um espetáculo de som e luz que tem como pano de fundo as Supertrees.

Hotel Fullerton - Fullerton Heritage

O Fullerton Hotel Singapore é um luxuoso hotel de 5 estrelas, localizado na baixa de Singapura e em frente à Marina Bay. Mas o Fullerton é muito mais que um hotel, originalmente foi um edifício de escritórios e o posto geral de correios de Singapura. É considerado o ponto zero da cidade, e o melhor local para se ficar a dormir - nós fomos e somos uns felizardos que tivemos este privilégio.

Hoje em dia o nome Fullerton significa a cultura de toda uma zona, com diversos edifícios históricos, centros comerciais, hotéis, restaurantes, passeios marítimos, que, em conjunto, compõem a Fullerton Heritage. O local é de visita gratuita mesmo para quem não fica lá hospedado, vale bem a visita.

Chinatown

A Chinatown de Singapura oferece um forte contraste relativamente ao resto da cidade: edifícios baixos, o aroma perfumado da culinária tradicional chinesa, os tons vermelhos e dourados e aquela típica cultura chinesa que nos entra por todos os poros. Esta é uma área da cidade que se orgulha da sua herança, podemos encontrar templos chineses, budistas e hindus, vários museus e os fantásticos mercados chineses que adoramos.

Chinatown
Chnatown Créditos: Viagensa4

Sabiam que a refeição “Michelin Star” mais barata do mundo é na Chinatown de Singapura? Mais propriamente no Liao Fan Hong Kong Soya Sauce Chicken Rice & Noodle. Se quiserem degustar uma refeição estrela Michelin por €1.40 já sabem onde ir!

Jardim Botânico de Singapura

Que não restem dúvidas, Singapura é a cidade-jardim. O Jardim Botânico é o primeiro património da Unesco no país, para além de ser um local de recreação para fazer jogging, almoçar ou descansar, é também um centro de pesquisa botânica e agrícola.

O espaço é enorme e contempla o National Orchid Garden (o maior jardim de orquídeas do mundo), alguns museus como o SBG Heritage Museum que apresenta exposições diversas e o Jardim Infantil Jacob Ballas, onde as crianças podem brincar e realizar atividades pedagógicas tendo por base a vida das plantas.

National Orchid Garden
National Orchid Garden Créditos: Viagensa4

Foi aqui que almoçámos um dos dias, no fantástico restaurante THE HALIA. O Jardim Botânico de Singapura é de entrada livre e paragem obrigatória.

Singapore Flyer

Localizado no coração da Marina Bay, o Singapore Flyer é a maior roda gigante de observação de toda a Ásia. Do topo consegue-se ver praticamente toda a cidade e em dias de boa visibilidade, a Malásia e partes da Indonésia. Tem 165 metros, 28 cápsulas de vidro e cada volta demora cerca de 30 minutos.

Merlion Park

O mítico Merlion (cabeça de leão e corpo de peixe) é o ícone nacional de Singapura. O corpo simboliza o inicio humilde de Singapura como uma vila de pescadores e a cabeça o nome original de Singapura “cidade do leão” em Malaio. A estátua tem quase 9 metros e pesa 70 toneladas, é um dos locais turísticos mais procurados e um marco da cidade de Singapura.

Merlion
Merlion Créditos: Viagensa4

Little Índia Singapura

Little Índia hoje é um dos bairros mais vibrantes de Singapura. Caminhar pela Serangoon Road e pelas ruas vizinhas, explorar a sua mistura de templos, mesquitas e igrejas hindus transporta-nos de imediato para outras latitudes. Parece um país dentro de outro país. A cultura gastronómica está aqui bem enraizada, proliferam os pratos tandoori, as panquecas redondas (roti) e o tarik (chá).

Little India
Little India Créditos: Viagensa4

Lojas e mais lojas, um shopping 24 horas, o Mustafa Centre (basicamente vende… tudo!) ou o Tekka center, mercado ao ar livre, ambos são paragem obrigatória.

Clarke Quay

Clarke Quay é um cais histórico à beira do rio no centro de Singapura. É uma zona de restaurantes, bares, rooftops, raves pela noite dentro, lojas de recreação e um ponto de lançamento de novos conceitos e tendências na cidade. Se é festa que procuram, vão certamente encontrar nesta zona. As suas cores, animação e luzes noturnas são inconfundíveis.

Clarke Quay
Clarke Quay Créditos: Viagensa4

Zoo de Singapura

O Singapore Zoo ou Jardim Zoológico de Singapura é um dos principais zoológicos do mundo, tendo sido eleito em várias ocasiões o melhor da Ásia.

Fica localizado na parte norte de Singapura, envolto numa floresta tropical, ocupa uma área de 26.000 metros quadrados, onde habitam 2.800 animais de mais de 300 espécies.

É grande, mas está bem identificado e é fácil navegar pelo mesmo. Nos dias mais quentes ou famílias com crianças, podem sempre adquirir um passe que permite utilizar os elétricos que percorrem o jardim zoológico durante todo o dia.

Zoo de Singapura
Zoo de Singapura Créditos: Viagensa4

Este é o nosso Top 10 Singapura (sem Sentosa), qual é o vosso?

Acompanhe as nossas aventuras no Instagram Viagensa4

Artigo originalmente publicado no blogue Viagensa4

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.