O que é exatamente a Devil’s Pool?
A Devil’s Pool é um fenómeno natural, que resulta de milhões de anos de erosão, durante os quais as águas turbulentas do poderoso rio Zambeze esculpiram bacias fundas bem perto da borda da face rochosa, criando esta que é certamente a mais incrível piscina infinita do mundo!
Onde fica e como posso chegar à Devil’s Pool?
As Cataratas de Victoria Falls, consideradas uma das maravilhas do mundo natural e Património da Humanidade pela UNESCO, ficam localizadas na fronteira entre a Zâmbia e o Zimbabué, perto da famosa Ilha Livingstone. A Devil’s Pool fica no topo das cataratas e só é acessível por barco que parte da Ilha Livingstone, na Zâmbia.
É preciso estar em boa forma física para tomar banho na Devil's Pool?
Não necessariamente, mas é melhor. Assim como é melhor se a pessoa for um bom nadador pois pode nadar rio abaixo até à própria Devil’s Pool.
Quem não é um bom nadador, pode atravessar quando o leito do rio está mais baixo, com água até à cintura, desde que acompanhado por um guia experiente.
Quais são os melhores meses para visitar a Devil's Pool?
A Piscina pode ser visitada de meados de junho até ao final de dezembro, sendo os melhores meses outubro e novembro. Porém, há que ter em conta que o fluxo do rio Zambeze é sazonal e pode variar muito de ano para ano, dependendo da precipitação e isso, obviamente, afetará a acessibilidade à Devil’s Pool.
Os passeios de barco realizados pelos guias locais incluem a opção de mergulho na Devil’s Pool apenas quando o rio estiver baixo o suficiente para fazê-lo com segurança. Quando o Zambeze fica demasiado cheio a Devil's Pool fica fechada.
Posso ir sozinho?
Como medida de segurança, os turistas apenas podem aceder à Devil’s Pool sob a orientação dos guias turísticos locais, como parte de um pacote turístico.
Há pouco risco de ser varrido pelas Cataratas se a pessoa ficar na Devil’s Pool e não fizer nada insensato. Nadar e caminhar até à piscina também é seguro, desde que se sigam sempre as instruções do guia.
É realmente seguro?
Por alguma combinação inexplicável de fatores, esta piscina de 3 metros de profundidade é completamente calma, embora esteja separada da estrondosa água que cai sobre o penhasco por apenas uma borda de rocha muito estreita. Por isso, sim, é seguro, desde que se pratique o cuidado e o bom senso.
Guias locais especializados, como o Tongabezi Safaris organizam passeios diários, com pequenos grupos de pessoas, que permitem nadar na Devil's Pool com uma corda de segurança que evita que a pessoa seja arrastada pela corrente, mas que não impede o intrépido turista de olhar pela borda e admirar a gigantesca massa de água do rio Zambeze que cai a cada segundo de Victoria Falls. Os guias também verificam se não há hipopótamos ou crocodilos à espreita antes de deixá-lo entrar na água!
Pode ler mais sobre Victoria Falls e sobre a experiência de nadar na Devil's Pool aqui.
Comentários