As Victoria Falls são uma das mais espetaculares quedas de água do mundo. Situam-se no rio Zambeze, na fronteira entre a Zâmbia e o Zimbabué, e têm cerca de 1,5 quilómetros de largura e uma altura máxima de 128 metros.

De acordo com o turismo da Zâmbia, só é seguro frequentar esta piscina natural nos meses mais secos, que ocorre entre meados de agosto e meados de janeiro, quando os níveis da água descem, e as paredes de rocha naturais da piscina aproximam-se o suficiente da superfície, formando uma barreira que impede que os visitantes caiam pelas cataratas.

Fora desta época, quem se aventurar na "Devil’s Swimming Pool" é querer arriscar a sua própria vida, informa a mesma fonte.

Para lá chegar é preciso fazer uma caminhada por entre as rochas e nadar no rio Zambeze. Quando se entra na piscina, as pessoas são naturalmente empurradas pela força do rio.

victoria falls
Victoria Falls créditos: pixabay

Após milhares de anos de erosão, muitas piscinas de rocha se formaram nesta região e uma delas formou-se diretamente na extremidade das cataratas. Esta é, sem dúvida, a verdadeira piscina infinita.

Até 1905, altura em que foi construído um caminho de ferro, as cataratas eram de acesso muito difícil e poucos se aventuravam a visitá-la. Hoje em dia, pelo contrário, são milhares os turistas que todos os anos passam por lá.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.