A Europa é conhecida pelas suas paisagens arrebatadoras, cidades repletas de história e uma “alma antiga” que o vai acompanhar para onde quer que vá.

Para os verdadeiros amantes de caminhadas, quer seja por trilhos longos que o desafiam até ao último momento, quer seja por belos passeios à beira-mar plantados, a oferta é variada.

Venha conhecer alguns destinos perfeitos para uma bela caminhada.

Uma aventura por 7 vales “encantados”

Começamos esta caminhada por solo português, onde sugerimos a descoberta dos Sete Vales Suspensos da Lagoa, no Algarve. Foi eleito o "Melhor Destino para Caminhadas da Europa" a partir do ranking promovido pela European Best Destinations.

Site espanhol destaca 5 zonas costeiras
créditos: DR

Um percurso com 6 km de distância repleto de paisagens únicas, com alguns miradouros perfeitos para tirar umas selfies e vários locais que convidam a um mergulho. Uma caminhada que se estende entre a Praia da Marcha e a Praia de Vale de Centeanes onde, literalmente, vai encontrar sete vales suspensos.

Caminho do Xisto de Água Formosa, em Vila de Rei

Mantendo-nos em território nacional, o Caminho de Xisto de Água Formosa. Com um percurso de 7,4 km repleto de caminhos antigos e rurais que, durante muito tempo, foram utilizados por agricultores e moleiros que os aproveitavam para aceder às azenhas e nateiros. Esta é uma caminhada com um nível de complexidade mínimo, que deve aproveitar para observar a fauna, e quem sabe encontrar o tímido esquilo-vermelho.

Aldeias do Xisto - Água Formosa
Aldeias do Xisto - Água Formosa créditos: aldeiasdoxisto.pt

El Caminito del Rey: uma caminhada “suspensa”

El Caminito del Rey, localizado em Málaga, na vizinha Espanha, é onde se situa um conjunto de passadiços construídos ao longo dos Desfiladeiros de Gaitanes. Os vários passadiços de madeira distribuídos pelos diversos desfiladeiros, situados a mais de 100 metros de altura do rio, vão fazer as delícias dos mais aventureiros.

Mas prepare-se! As surpresas não terminam por aqui e, para realmente viver a derradeira experiência e ficar boquiaberto com a paisagem tem de passar pela varanda de vidro e apreciar as vistas em pleno. Se chegar tão longe e ainda não tiver perdido a coragem, faltará apenas passar a ponte suspensa para chegar ao final desta assustadora e maravilhosa caminhada. Veja algumas fotos do percurso na galeria.

Um passeio acima das nuvens das Terras Altas

Levamo-lo a dar um passeio pelas Terras Altas, nas Ilhas Skye da verdejante Escócia. Com uma beleza inigualável e as suas paisagens naturais, repletas de colinas verdes, rios e montanhas que lembram o cenário de vários filmes. Propomos que se abasteça com um calçado confortável e um bom agasalho, afinal queremos que tenha uma caminhada descansada e aprecie em pleno as vistas arrebatadoras.

No entanto, fazemos uma última sugestão: a “Piscina das Fadas” (Fairy Pools, em inglês) se for fã de um pouco de magia, estas piscinas vão deixá-lo encantando, à semelhança do canto da sereia. Com uma caminhada de 2,5 km, garantimos que as Ilhas da Skye são um destino a não esquecer.

Ilhas de Skye Escócia
créditos: Pixabay

A natureza livre dos Alpes de Berchtesgaden

Na Alemanha, descubra os Alpes de Berchtesgaden, uma das mais antigas regiões de natureza protegida dos Alpes. Ideal para os amantes de caminhadas, especialmente, o Parque Nacional de Berchtesgaden que tem, aproximadamente, 300 km de vastas planícies e montanhas para se divertir e explorar.

Habilite-se e dê uma volta pelo teleférico que o vai levar até ao cume, a 1800 metros de altura, onde se vai deslumbrar com a paisagem soberba, os animais selvagens que fazem deste local o seu habitat. Se conseguir faça uma visita às termas Watzmann e aproveite para mergulhar em águas relaxantes e venha revigorado desta belíssima caminhada.

Parque Nacional de Berchtesgaden
Parque Nacional de Berchtesgaden créditos: Pixabay

Quer escolha caminhos em solo nacional ou europeu, prepare-se para uma aventura diferente, onde a beleza e a natureza andam de mãos dadas, num passeio para esticar as pernas e dar corda aos sapatos.

Sugestões: momondo.pt

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.