Crumlin Road Goal, Belfast, Irlanda do Norte
Bem no coração de Belfast, a prisão Crumlin Road Gaol foi construída em 1845 e fechou as suas portas enquanto prisão em 1996. Entre 1854 e 1961, foi também um local de execução de presos. Dezessete condenados à morte morreram entre as paredes espessas da Crumlim Road. Há razões de sobra, portanto, para que este prédio, agora uma atração turística, tenha a reputação de ser um dos mais assombrados de Belfast. Visitantes já relataram ouvir o barulho de portas a fecharem-se sozinhas, vozes a pedir ajuda e até mesmo há quem afirme já ter visto um homem a desaparecer no ar. Se é do tipo corajoso, pode agendar um passeio paranormal, que passa por todos os pontos assombrados da antiga prisão.

Como chegar: Belfast tem o seu próprio aeroporto internacional e é também facilmente acessível por ferry.

Glen Coe, Escócia

Glen Coe, Escócia
Glen Coe, Escócia créditos: Visit Britain

Glen Coe é um dos locais mais belos e transcendentais da Escócia e já surgiu em filmes como "007 - Operação Skyfall" e na série "Harry Potter". Mas há uma história sombria por detrás da paisagem deslumbrante – e que causa arrepios até hoje. A 13 de fevereiro de 1692, 38 homens, mulheres e crianças do clã Macdonald foram mortos nas suas camas por tropas do clã rival, chamado Campbell. Segundo reza a história, outras vítimas fugiram para as montanhas circundantes e morreram por causa do frio extremo. Visitantes já relataram ouvir gritos agudos no vale e chegaram até a ver reconstituições assombradas do massacre, que ocorrem a meados de fevereiro, quando a se celebra o aniversário da tragédia.

Como chegar: Glen Coe fica nas Highlands da Escócia, a cerca de duas horas e 15 minutos de Glasgow, de carro ou autocarro.

Hellfire Caves, Buckinghamshire, sudeste de Inglaterra
Enterrado sob as pitorescas colinas Chiltern Hills, no sudeste de Inglaterra, as Hellfire Caves têm uma longa e também sombria história. Elas foram escavadas nas décadas de 1740 e 1750 a pedido de Sir Francis Dashwood e serviram de sala de reuniões para o Hellfire Club, um grupo de cavaleiros de elite que ali conduzia rituais pagãos. As cavernas assombradas têm, segundo dizem, dois fantasmas residentes: Paul Whitehead, o mordomo do Hellfire Club que deixou o seu coração a Sir Francis ao morrer; e Sukie, uma rapariga local que aparentemente foi assassinada nas cavernas.

Como chegar: As cavernas ficam na vila de West Wycombe, a menos de uma hora de carro da cidade histórica de Oxford.

Pluckley, Kent, sudeste de Inglaterra

Pluckley, Kent
Pluckley, Kent créditos: Visit Britain

A pequena aldeia de Pluckley foi apelidada de “a vila mais assombrada do Reino Unido” por abrigar, segundo dizem, pelo menos 12 fantasmas locais. Entre as aparições frequentes estão uma carruagem fantasma (com cavalos e tudo), uma cigana e uma empregada, que surgem dentro e nos arredores da St Nicholas Church. Faça um passeio a pé pela cidade antes de entrar no Black Horse Pub. O pub possui um amplo cardápio de cervejas e refeições, servidos num ambiente com frequentadores espirituosos. Entre os muitos fantasmas residentes do pub está um conhecido por tirar os copos e os objetos do sítio.

Como chegar: Pluckley fica a cerca de 30 minutos de Canterbury, cidade famosa pela sua catedral.

Hampton Court, Londres

Hampton Court, Londres
Hampton Court, Londres créditos: Visit Britain

Com a sua longa história, que remonta aos anos 1500, é de se esperar que o Hampton Court Palace seja conhecido como uma das construções mais assombradas do Reino Unido. A residência favorita do Rei Henrique VIII é associada aos fantasmas de duas das suas esposas. Catherine Howard, quinta esposa de Henrique, executada menos de dois anos após o casamento, “viveria” na Galeria Assombrada, local onde implorou ao rei, em vão, pela sua vida. Jane Seymour, a terceira esposa, morreu em Hampton Court, após dar à luz o único herdeiro homem de Henrique. Ela teria sido vista a vaguear pelo palácio e pelos seus passeios de pedra, com uma vela acesa na mão.

Como chegar: Há comboios diretos de Londres para Hampton Court Palace que saem da estação Waterloo, uma viagem de cerca de 30 minutos.

Gwydir Castle, País de Gales
O Gwydir Castle (na foto do artigo) é uma antiga casa galesa situada no belo Conwy Valley, na Snowdonia. Existe desde os anos 1500 e, desde os anos 1990, e tem vindo a ser objeto de um extenso trabalho de restauração pelos seus donos atuais. Conhecida como uma das casas mais assombradas do País de Gales, o local convive com histórias de fantasmas desde o século XIX. A ala norte do castelo possui uma certa “sala do fantasma”, onde visitantes teriam visto uma mulher e sentido o cheiro a podridão. Diz a lenda que a mulher é o espírito de uma jovem empregada assassinada pelos ricos proprietários, após um caso de amor mal sucedido. Também são ouvidos por ali um cão fantasmagórico e o choro de almas penadas de crianças.

Como chegar: O castelo fica nos arredores do Snowdonia National Park, a cerca de uma hora e meia de carro a partir de Liverpool.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.