Acreditando que haveria via além da morte, o primeiro imperador da China, Qin Shi Huang recriou o seu exército em terracota e colocou-os no seu túmulo. Estas estátuas de tamanho real, soldados e cavalos, foram construídas em 210-209 a.C. e descobertas muito séculos depois, em 1974.

Os Guerreiros de Terracota de Xian foram descobertos por uma de agricultores que ao escavar a terra para fazer um poço se deparou com esta arte subterrânea. Estima-se que existam mais de oito mil figuras de guerreiros, incluindo soldados de infantaria, arqueiros, cavaleiros e oficiais militares, além de carruagens e cavalos.

Cada uma das estátuas tem características únicas, e acredita-se que foram modeladas com base em soldados reais do exército chinês da época. As estátuas são feitas de terracota, um tipo de argila cozida, e foram pintadas com cores vivas. No entanto, após a escavação, muitas das cores desbotaram rapidamente devido à exposição ao ar.

Este património arqueológico foi reconhecido como Património Mundial da UNESCO em 1987. O espaço onde se encontram os guerreiros é uma atração turística que pode ser visitada. Os visitantes podem explorar as várias covas escavadas, onde as estátuas foram encontradas, e admirar a magnitude e a complexidade desse impressionante exército de terracota.