Toulouse é a capital da região do Midi-Pyrénées e uma das cidades mais importantes em França, tendo sido fundada pelos romanos. É por isso que acolhe um vasto património de estruturas valiosas, tais como o Museu dos Agostinhos, em estilo gótico e datado da Idade Média, ou a Basílica de Saint-Sernin, do século XI e declarada Património da Humanidade da UNESCO como local de peregrinação a caminho de Santiago de Compostela. Mas não é tudo, temos ainda a Catedral de Santo Estevão, o Capitólio e a Catedral de Notre-Dame du Taur.

Não há dúvida de que os franceses sabem organizar boas festas e nem tudo se passa em Paris. O mercado de Natal em Toulouse é o evento mais importante durante este período. É na Praça do Capitólio que irá encontrar pão de gengibre, castanhas assadas, vinho e chocolate quentes. E esta é apenas uma das muitas razões para começar já a planear a sua viagem a Toulouse com a TAP.

Mercado de Natal Toulouse
Mercado de Natal - Capitólio créditos: Turismo Toulouse

Deixe-se levar pela magia do Natal

É um dos eventos mais aguardados na cidade e animação não falta neste lugar. À sua espera está uma centena de abrigos em madeira com boas ideias para oferecer de presente, tais como artesanato, decorações natalícias, brinquedos e produtos alimentares locais como foie gras, bolos, churros e doces da época. O mercado de Natal 2019 é inaugurado no dia 22 de novembro e prolonga-se até 26 de dezembro.

Durante este período, Toulouse oferece ainda eventos espalhados pela cidade, como teatros, musicais, jogos e atividades para crianças com acrobatas e malabaristas.

Há ainda um mercado de Natal solidário, onde temas como o civismo e respeito pelo ambiente não são esquecidos, nem durante este período festivo.

A vila alpina do Pai Natal

Nos últimos anos, este espaço fechado de mais de mil metros quadrados tem encantados os mais novos (e não só). É um cenário perfeitamente recriado das aldeias no extremo norte, repleto de atividades. O ponto alto da visita é a casa do Pai Natal, com muitas histórias curiosas por detrás dos móveis e objetos que adornam o lar do velho e simpático barbudo.

Vila Alipina Toulouse
Vila Alpina créditos: Turismo Toulouse

Desafio: Onde está o Pai Natal?

O Pai Natal está em todo o lado e não precisam de visitar a Vila Alpina para conseguir tirar uma ‘selfie’ com ele ou pedir um presente. Nos tempos livres, ele visita os centros comerciais da cidade: Centre Commercial Blagnac, Centre Commercial Gramont ou no Centre Commercial Saint-Orens.

No centro da cidade, o Pai Natal tem o seu próprio estúdio de fotografia, estando aberto todos os dias, de 1 a 31 de dezembro.

Ainda tem uma última e muito divertida chance de conhecer o Pai Natal: à boleia. Durante o mês de dezembro, um comboio a vapor recreativo passeia pela cidade, sendo ideal para famílias. Com um pouco de sorte, até pode ser que o ajude a distribuir os presentes.

Natal em Toulouse
créditos: Turismo Toulouse

A iluminação mágica da cidade

No inverno, os dias ficam mais curtos, logo escurece mais cedo, mas quando é Natal isso não importa. Em Toulouse, as iluminações de Natal são inauguradas no primeiro dia de dezembro, ficando ligadas até 13 de janeiro de 2020, para se viver ao máximo o espírito natalício. Quer saber onde fica o lugar mais encantador da cidade? É na Place Saint-Georges.

Toulouse desde 41€