Localizada na província de Tungurahua, especificamente na bela cidade de Baños de Agua Santa, Rio Verde, esta cascata foi durante muitos anos, desconhecida do grande público, até que em 1992, a família Guevara, que habitava em Rio Verde, teve a ideia de criar trilhas ecológicas para trazer turistas ao local e dar a conhecer a mais pessoas esta maravilha da natureza. 

A família não recebeu muito apoio oficial. O projeto foi desacreditado e até chegou a ser considerado ilícito, mas com esforço e persistência, os Guevara conseguiram criar as trilhas e até uma ponte suspensa que permite a quem visita o local admirar a cascata hoje reconhecida como um ícone do turismo da região pela sua incomparável beleza.

Como chegar até lá

De Quito, a capital do Equador, até Baños de Agua Santa leva 3h aproximadamente. O visitante pode ir de carro ou apanhar transporte público. 

De Baños de Água Santa até a “Panela do Diabo” ou Pailón del Diablo pode ir de bicicleta.  Um Free Bike Tour, sai todas as manhãs de Baños  em direção à cascata.

Para mais inspiração e ideias para passeios, férias e fins de semana em Portugal e no mundo, espreitem o The Travellight World e minha página de Instagram