Embarque numa viagem para Miami e deixe-se seduzir por sabores fortes e delicados. Prove especialidades tradicionais cubanas em Little Havana, ceviche peruano em Coconut Grove ou pratos sofisticados com a assinatura de grandes nomes da cozinha internacional em South Beach e Wynwood. As opções são tantas que o difícil é escolher.

Siga o nosso roteiro gastronómico pelos bairros de Miami e fique a par das melhores mesas que esta cidade tem para lhe oferecer.

WYNWOOD

Não há como negar: Wynwood é a meca da comida em Miami. Os restaurantes aqui são tão vibrantes e diversos quanto a arte de rua que cobre o bairro colorido e artístico. É para onde se deve dirigir se procura os restaurantes mais criativos da cidade, cervejarias artesanais ou cocktails exclusivos.

O Wynwood Arts District transformou-se no bairro gastronómico por excelência de Miami, com restaurantes dirigidos por chefs reconhecidos como o Alter, de Bradley Kilgore, famoso pelos seus originais menus de degustação e pratos de assinatura, como o ovo com espuma de vieira, pérolas de trufas, cebolinho e caviar siberiano.

miami_gastronomia
créditos: The Travellight World

Faça uma paragem no Wood Tavern para beber cerveja artesanal e provar comida de rua mexicana, ou no Joey's se lhe apetecer italiana. No Wynwood Kitchen & Bar, pode experimentar pequenos pratos de fusão latina e comer rodeado pelos famosos murais do bairro.

SOUTH BEACH E SUNSET HARBOR

Em South Beach, onde fica localizada a famosa Ocean Drive, destacam-se os restaurantes de hotel. Se ficar hospedado nesta área, experimente o delicioso churrasco com molho chimichurri do Los Fuegos — restaurante do hotel Faena Miami Beach, dirigido pelo chef argentino Francis Mallman.
No Fontainebleau Miami Beach, encontramos outros três restaurantes imperdiveis: o Scarpetta, de Scott Conant, o Stripsteak de Michael Mina e o Hakkasan, que serve cozinha cantonesa.

miami_gastronomia
créditos: The Travellight World

Outros restaurantes de hotel que vale a pena experimentar são o Matador Room, do chef Jean-Georges Vongerichten no The Miami Beach EDITION, The Bazaar, de Jose Andrés no SLS South Beach e o Lure Fishbar, no Loews Miami Beach.

Visite ainda o 27 Restaurant no The Freehand para provar alguns dos melhores cocktails da cidade e sabores inspirados nas diversas culturas presentes em Miami (latina, caribenha e judaica).

miami_gastronomia
créditos: The Travellight World

Em Sunset Harbor não perca o Pubbelly Sushi, o Stiltsville Fish Bar, do famoso chef Jeff McInnis, e o Lucali, que serve pizas deliciosas.

DESIGN DISTRICT

O Design District, originalmente conhecido por causa dos seus showrooms de design de interiores, é agora uma área onde lojas de moda, arte urbana e novos restaurantes germinam, um pouco por todo o lado. O Michael’s Genuine Food & Drink, que abriu em 2006, foi o primeiro a colocar o bairro no mapa e ainda hoje a sua culinária sazonal, conceito “da quinta para a mesa” e pratos clássicos como o confit de pato com chutney de manga verde ou a barriga de porco doce e picante, fazem enorme sucesso.

miami_gastronomia
créditos: The Travellight World

Outras estrelas do bairro são o MC Kitchen, que serve cozinha italiana sofisticada e o Mandolin Aegean Bistro, que nos transporta para as Ilhas Gregas, com o seu pátio ao ar livre e a sua deliciosa culinária mediterrânea.

Uma última palavra tem de ficar para as novas sensações do bairro: o Swan — que possui um pátio interior muito agradável e o Kaido — um salão de cocktails de inspiração japonesa, que também serve pequenos pratos para acompanhar as bebidas.

DOWNTOWN MIAMI E BRICKELL

O distrito financeiro de Miami também está cheio de bons restaurantes. Delicie-se com a culinária sul-americana no Quinto La Huella ou faça uma viagem culinária pela Itália no Luna Park Italian Food Hall. Do outro lado da rua, no SLS Lux, encontrará o Katsuya que serve culinária japonesa e sushi de forma bastante artística e original. O Zuma, localizado no hotel Kimpton Epic é outra referência para quem gosta de comida japonesa.

Se aprecia a cozinha do Médio Oriente vá até ao Fooq’s, mas se prefere tapas espanholas siga até ao NIU Kitchen.

miami_gastronomia
créditos: The Travellight World

COCONUT GROVE

O bairro mais antigo de Miami está a passar por um renascimento, com uma série de novos restaurantes, hotéis e lojas. Algumas filiais de clássicos pontos de encontro de Miami também abriram portas aqui. É o caso do Harry's Pizzeria, do chef Michael Schwartz e do Panther Coffee & Books.
Em 2019, o hotel Mr. C Miami Coconut Grove inaugurou o restaurante Bellini, no último piso e rapidamente transformou-se num sucesso.
Neste bairro clássico também merecem destaque o Jaguar que serve um ceviche fabuloso, o Ariete, que tem uma cozinha moderna de influência cubana, e o Glass & Vine, de Giorgio Rapicavoli, que fica no topo do Peacock Park.

CORAL GABLES

Conhecida como a cidade bonita, Coral Gables fica afastada do centro de Miami, mas merece uma visita pelas suas avenidas amplas, arquitetura que recorda o Mediterrâneo, praças com fontes e jardins exuberantes. É um dos bairros residenciais mais procurados da cidade e um lugar agradável para explorar, especialmente ao longo da Plaza Giralda, que está cheia de restaurantes como a Talavera Cocina Mexicana, o The Local Craft Food & Drink e o Threefold Café.

Os clássicos incluem o Ortanique on the Mile, — da chef Cindy Hutson, que introduziu a alta cozinha caribenha em Miami e serve ceviches frescos assim como bolinhos de caranguejo e outras especialidades, e o Caffé Abbracci, outra instituição de Coral Gables, que serve comida tradicional italiana, como carpaccio de carne, fettuccine bolonhesa e branzino "Belvedere".

LITTLE HAVANA

Uma visita a Miami jamais pode ficar completa sem se provar a culinária cubana. Vá direto à fonte em Little Havana e perca-se nos sabores latinos que encontrará nas padarias, mercearias, barracas de frutas e casas que oferecem o melhor café cubano.
Há muitos restaurantes que servem pratos cubanos tradicionais como a ropa vieja (carne cozida com especiarias, feijão preto, arroz e banana-da-terra). O Versailles é talvez o mais conhecido. Propriedade da mesma família desde 1971, funciona como ponto de encontro, não oficial, da diáspora cubana de Miami. Serve deliciosas empanadas, folhas de bananeira recheadas, e uma especialidade que consiste numa sandes feita com pão cubano, presunto, carne de porco assada, queijo, picles e mostarda.

Vai descobrir que o famoso Ball & Chain — que já recebeu grandes nomes como Billie Holiday — é perfeito para mojitos e música ao vivo e que o Azucar Ice Cream Company, é a melhor casa de gelados de Miami. Peça um Abuela Maria — é feito com goiaba, cream cheese e servido junto com uma bolacha Maria, é uma verdadeira delícia!

miami_gastronomia
créditos: The Travellight World

MERCADO DE ST. ROCH

Localizado em Palm Court, este mercado tem opções gastronómicas distintas, além de um bar e de um café. Não deixe de provar as massas da Dal Plin, o frango frito da Coop e os doces vegan da Chef Chloe.

STREET FOOD

Os food trucks são moda em todo o mundo e Miami não é exceção. Estas "refeições sobre rodas" dão um toque moderno à cultura de comida de rua e oferecem tudo desde hambúrgueres e batatas fritas até dim sum, sorvete com nitrogénio a pratos tradicionais cubanos e latinos.
Os lugares onde podemos encontrar os melhores food trucks de Miami são o Second Saturday Art Walk, em Wynwood — Provavelmente o evento mensal mais popular deste género. As galerias locais mantêm as portas abertas até de noite e trazem DJ para passar música. É um lugar onde a arte, a música, a comida e a bebida misturam-se. É uma experiência extraordinária.

miami_food trucks
créditos: The Travellight World

The Whamf Miami é outro lugar obrigatório para os apreciadores deste tipo de comida. É um espaço permanente com imensa oferta. Não perca as Tapas Thai Lung Yai da Thai Bas Trisransi, nem os Miami´s donuts & fried chicken da Mojo.

Texto: The Travellight World

Miami desde 202€