O veículo-robô Perseverance contém dois microfones, um experimental e um científico, para gravar o som enquanto explora a cratera de Jezero, à procura de evidências de vida microscópica ancestral. Na semana passada, o robô captou o som do vento depois de pousar em Marte. O segundo audio revelado, inclui o som mecânico do robô.

A agência espacial disse que os sons em Marte seriam um pouco diferentes devido à atmosfera, o que levaria a "uma versão mais silenciosa e abafada do que se ouviria na Terra".

“Alguns sons com os quais estamos habituados na Terra, como apitos, sinos ou canto de pássaros, seriam quase inaudíveis em Marte”, explicou a agência espacial. Além disso, a NASA lançou áudios de como seriam os sons comuns da Terra em Marte. Alguns soam como versões abafadas dos sons da Terra, enquanto outros, como as ondas do mar, assumem um tom mais assustador.

O canal da NASA no YouTube apresenta uma lista de reprodução Perseverance Mars Rover que narra os principais momentos de todos os ângulos disponíveis e oferece uma visão HD do terreno e da superfície de Marte de uma forma nunca antes vista.

Uma das missões do Perseverance é procurar evidências de possível existência de vida em Marte, além da recolha de amostras de solo e rochas que deverão chegar à Terra dentro de uma década.

O mundo inteiro no seu email!

Subscreva a newsletter do SAPO Viagens.

Viaje sem sair do lugar.

Ative as notificações do SAPO Viagens.

Todas as viagens, sem falhar uma estação.

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOviagens nas suas publicações.