De acordo com uma pesquisa realizada pela plataforma Booking.com, quase metade dos viajantes globais (45%) quer ser mais aventureiro na escolha do destino em 2019 comparativamente com 2018. Uma tendência que é ainda mais visível na faixa etária dos 18 anos aos 34 anos.

Em 2019, mais de metade dos viajantes (51%) quer visitar um local onde nenhum dos seus amigos já esteve e 60% dos jovens entre os 25 e os 34 anos planeia fazer mais férias durante o ano.

A plataforma fez, por isso, uma lista de destinos emergentes para o próximo ano e que o vão levar a lugares incríveis.

Wadi Rum, Jordânia

Aqui encontra tudo o que pode esperar de um deserto. Montanhas de arenito dramáticas, desfiladeiros vermelhos e impressionantes rochas pré-históricas compõem o cenário austero. Esta paisagem de deserto tem sido
frequentemente comparada a Marte, com a sua areia vermelha e arcos naturais, o que a torna uma escolha óbvia para uma viagem do "outro mundo".

Samarcanda, Uzbequistão

Uma das mais próperas paragens da antiga Rota da Seda, Samarcanda é uma das mais antigas cidades continuamente habitadas da Ásia Central e tem sido o centro de várias culturas há centenas de séculos. Está repleta de arquitetura e monumentos medievais, que estão incluídos na Lista do Património Cultural da Humanidade da UNESCO.

Um dos monumentos mais populares da cidade é a bela Praça Registan, completamente coberta de mosaicos e adornada com ouro e caligrafia.

Bacalar, México

Com o objetivo de ser a próxima Maldivas, Bacalar abriga uma das belezas naturais mais impressionantes, o Lago das Sete Cores. Com a sua água cristalina, fresca e base de areia branca, este lago parece quase turquesa e é ideal para mergulho e snorkel.

Pequenas casas de pescadores encontram-se ao redor do lago, por isso não deixe de experimentar alguns dos frutos do mar frescos pelos quais Bacalar é famoso.

Ouarzazate, Marrocos

Conhecida como a porta de entrada para o Saara, Ouarzazate é uma cidade ao sul das belas Montanhas Atlas de Marrocos e abriga o impressionante Ait Ben Haddou (uma vila fortificada), onde pode ir ao antigo Kasbah para assistir a nascer e pôr do sol espetaculares.

Uma das melhores maneiras de explorar a região é de bicicleta, que tem sido pano de fundo para alguns filmes e séries de televisão. Pode até mesmo visitar alguns dos estúdios de cinema locais.

Palomino, Colômbia

Esta amada cidade à beira-mar é imperdível em qualquer visita à Colômbia, oferecendo aos viajantes uma variedade de atividades emocionantes. Não só ostenta bonitas praias, ideais para a prática de surf e banhos de sol, mas também é um ótimo lugar para observar a vida selvagem e degustar delicioso marisco. Também pode fazer passeios pelo Rio Palomino, apreciando a beleza natural.

Mestia, Geórgia

Esta cidade a noroeste da Geórgia fica a 1.500 metros acima do nível do mar e é um excelente ponto de partida para viagens ao longo da região. O Museu Svaneti de História e Etnografia é um ótimo lugar para mergulhar na história e cultura locais.

Se procura um pouco mais de aventura, explore o Glaciar Chaladi nas encostas das montanhas do Cáucaso, bem como caminhar pelos lagos na base do Monte Ushba, oferecendo vistas de tirar o fôlego.

Os adeptos da gastronomia vão ficar surpreendidos com a cozinha local, especialmente com a torta de carne Kubdari e Tashmijabi (puré de batata).

Kigali, Ruanda

“A terra das Mil Colinas” tornou-se mais acessível a viagens nos últimos anos, com viajantes vindos de todo o mundo para ver os incríveis gorilas das montanhas, que vivem no Parque Nacional dos Vulcões. Além dos gorilas, também pode avistar os Big Five (leões, rinocerontes, elefantes, búfalos e leopardos) num safári no Parque Nacional de Akagera.

A cidade de Kigali em si é considerada uma das capitais mais seguras e atraentes de África e oferece mais do que apenas uma excelente base para a região: tendo sofrido uma rápida transformação económica nos últimos 10 anos, a cidade possui um cenário gastronómico em expansão, com os seus mercados e diversão nocturna.

Leeuwarden, Holanda

Em Leeuwarden encontra museus, grandes zonas comerciais e hospots gastronómicos. Além disso, foi nomeada Capital da Cultura de 2018 devido à sua escolha de apresentações culturais e exposições.

Fácil de explorar de bicicleta, os visitantes podem parar no Museu Fries, subir à torre inclinada de Leeuwarden e visitar uma destilaria familiar no Museu Boomsma.

Nusa Penida, Indonésia

Muitos viajantes tendem a visitar as ilhas Gili, Bali ou outros pontos turísticos quando viajam até à Indonésia, mas Nusa Penida ainda é uma jóia escondida à espera de ser descoberta.

Nusa Penida é uma ilha ao largo da costa sudeste de Bali e oferece paisagens de tirar o fôlego, principalmente intocadas. Os viajantes podem praticar mergulho, passear ao longo da Baía de Cristal ou dar um mergulho na Gruta Giri Putri ou na piscina infinita natural Billabong Angel.