Imagens mostram a primeira cria de porco-formigueiro nascida no zoológico de Chester, que os tratadores apelidaram de Dobby, devido à sua semelhança com o personagem de Harry Potter.

“Assim que vimos o novo bebé ao lado da mãe, notamos a sua estranha semelhança com o personagem de Harry Potter, Dobby, e esse é o apelido da cria por enquanto”, disse Dave White, do zoológico de Chester. "Nós não teremos a certeza se é macho ou fêmea durante várias semanas até que a cria seja um pouco mais velha."

O recém-nascido é filho de Oni, a mãe de oito anos, e Koos, o pai de seis anos, e nasceu no dia 4 de janeiro. Os porcos-formigueiros não são conhecidos por serem pais gentis, sendo um pouco "desajeitados perto dos recém-nascidos”, de acordo com o zoológico.

Para ajudar Dobby, os tratadores estabeleceram um cronograma de criação manual e a equipa está a trabalhar 24 horas por dia para alimentar a cria. Os porcos-formigueiros são espécies noturnas, quando os pais de Dobby estão a explorar e a comer, durante a noite, os tratadores colocam o recém-nascido numa incubadora. Esse processo continuará por cerca de cinco semanas.

Existem apenas 66 porcos-formigueiros em zoológicos em toda a Europa e apenas 109 em zoológicos em todo o mundo, segundo o zoológico de Chester.

O mundo inteiro no seu email!

Subscreva a newsletter do SAPO Viagens.

Viaje sem sair do lugar.

Ative as notificações do SAPO Viagens.

Todas as viagens, sem falhar uma estação.

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOviagens nas suas publicações.