Na cidade de Iligan, em Lanao del Norte, as montanhas escondem um verdadeiro paraíso para os turistas que desejam aproveitar algumas das maravilhas do mundo: mais de 20 cataratas de água azul turquesa, que se confundem com o azul celeste do céu, e uma vegetação majestosa.

Uma das quedas de água chama-se Tinago, um nome de origem filipina, cujo significado "escondido" presta homenagem a todas as outras cataratas. Um verde inesquecível toma conta do ambiente, a água forma um lago paradisíaco e a tranquilidade é absoluta.

Reza a lenda que ali viveu um poderoso sultão e a sua mulher, que governaram a região de forma autoritária. Quando a mulher estava grávida, uma feiticeira, disfarçada de mendigo, implorou por ajuda mas foi rejeitada. Por causa disso, a feiticeira amaldiçoou o casal - a criança nasceria feia e não bela.

Ao nascer, o bebé ficou escondido numa caverna e foi batizado de "Tin-ag", que significa "rosto oculto". Quando a criança cresceu, a feiticeira, que amaldiçoou os pais, decidiu fazer-lhe uma surpresa. Transformou a zona num local majestoso e de grande beleza, passando a chamar-se Tinago.

A viagem para lá chegar não é fácil (a descida e a subida até as Cataratas traz um grau de dificuldade elevado) mas vale muito a pena. Chegar até lá, dar um mergulho e absorver a Natureza é uma experiência que fica para a vida.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.