1. Madrid vem da palavra árabe Magerit, que significa "sítio de muitos rios".

2. A Puerta del Sol, em Madrid, é um local emblemático para os espanhóis, pois é lá que fazem a contagem decrescente na passagem de Ano Novo. À semelhança da Times Square, em Nova Iorque.

3. A tradição de comer uvas à meia noite surgiu através dos produtores que queriam encontrar uma forma de se livrarem das uvas que não vendiam.

4. A Espanha tem uma costa com 4965 quilómetros.

5. O país tem 4 línguas oficiais: castelhano, catalão, basco e galego.

6. Os Mouros foram uma presença marcante em Espanha. Podemos encontrar vestígios na arquitetura, especialmente na Andaluzia.

7. Muitos dos nomes de regiões em Espanha que começam por "Al", como Alicante, vêm do árabe e representam 4 mil palavras em espanhol.

8. Até 1975, o país esteve sob a ditadura do General Franco. Durante este período, as mulheres não tinham direitos. Não podiam trabalhar nem possuir uma conta bancária, entre outros.

9. Enquanto esteve sobre o regime de Franco, a Espanha era o país menos desenvolvido e mais pobre da Europa.

Puerta del Sol
A Puerta del Sol em Madrid é um local emblemático para os espanhóis. créditos: Puerta del Sol/Santiago Díaz

10. A Espanha também é conhecida pelo seu número de exploradores. É o caso de Juan Rodriguez Cabrillo (1499-1543) que foi o primeiro europeu a chegar à Califórnia, apesar de que, neste caso, existirem dúvidas sobre a nacionalidade de Cabrillo, alguns historiadores defendem que era espanhol, outros que era português. O Monumento Nacional Cabrillo foi erguido em sua honra.

11. Durante a última idade do gelo, a Península Ibérica escapou às camadas de gelo que assolaram o resto da Europa. Por isso, hoje em dia, a Espanha tem cerca de 8.000 espécies de plantas, enquanto que o resto da Europa tem apenas 9.000 no total.

13. A Espanha é o único país europeu onde os macacos vivem em estado selvagem.

14. As pinturas rupestres mais antigas foram descobertas em Espanha, na caverna Al Castillo, onde se encontram desenhos com mais de 40 mil anos.

Caverna Al Castillo
caverna Al Castillo créditos: Gabinete de Imprensa do Governo de Cantabria

15. Há mais de 5 mil milhões de árvores em Espanha (de acordo com Inventario Forestal Nacional).

16. Espanha é um dos países com menor densidade populacional da Europa. Abriga 82 pessoas por quilómetro quadrado, enquanto que na Bélgica o número é de 349 e na Holanda até 495.

17. A seguir à Suíça, a Espanha é um dos países mais montanhosos da Europa. Perto de um quarto do país situa-se acima dos mil metros, e a altura média é de 660 metros acima no nível do mar.

18. Uma das espécies mais invulgares das Canárias é o dragoeiro. Esta árvore cresce muito lentamente, mas o seu tronco único ou múltiplo chega a atingir os 12 metros de altura, com uma folhagem espessa e densa que forma uma espécie de cúpula no topo. O dragoeiro pode demorar cerca de dez anos a crescer apenas um metro de altura. Há muitos belos exemplares nas Ilhas Canárias, incluindo o famoso “Drago Milenario” localizado no norte da ilha de Tenerife. Segundo a tradição, este dragoeiro deverá ter mais de mil anos de idade.

dragoeiro
Dragoeiro

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.