É um espetáculo natural extraordinário, visível a centenas de quilómetros de distância, e usado durante séculos como ponto de referência pelos navegadores que lhe atribuíam o título de “Farol del Catatumbo” ou “Farol del Maracaibo”.

O que é o Relâmpago do Catatumbo?

É um fenómeno atmosférico que causa uma grande e incessante formação de nuvens de tempestade capazes de produzir, em pouco tempo, muitos relâmpagos, — curiosamente nunca acompanhados de trovões — o que dá a ideia de serem desencadeados por forças sobrenaturais. 

Onde ocorre?

O Relâmpago do Catatumbo ocorre numa pequena área do noroeste da Venezuela, no ponto onde o Rio Catatumbo encontra o Lago Maracaibo.

O que causa o fenómeno?

O fenómeno é atribuído pelos cientistas à geografia única do lugar em que ocorre na Venezuela, uma espécie de “estreito” por onde são canalizados os ventos quentes do mar. Quando estes ventos quentes colidem com as nuvens geladas que descem dos Andes, esta colisão, juntamente com a combinação do gás metano ionizado que sobe de Catatumbo, cria as condições ideais para uma sucessão de relâmpagos fortes e persistentes.

Acontece todos os anos?

Este espantoso espetáculo de luz repete-se há milhares de anos, mas em 2010 cessou repentinamente, por três meses (de janeiro a março). Embora não haja certeza do motivo, pensa-se que a interrupção se deveu à seca que assolou a Venezuela nesse período. 

Qual é o melhor lugar para observar e fotografar? 

O melhor lugar para admirar o espetáculo causado pelos relâmpagos é na região do rio Zulia, no pequeno povoado de Ologá.

Como chego a Ologá?

Chegar a Catatumbo e depois a Ologá não é propriamente fácil. O aeroporto mais próximo fica na cidade de Merida. De lá são mais 150 quilómetros de estrada até Puerto Concha e em seguida, faz-se mais uma viagem de 40 minutos de barco ao longo do rio Caño Concha, passando pelo Parque Nacional Ciénagas de Juan Manuel. 

Por fim, são necessárias mais duas horas da viagem de barco pelo Lago Maracaibo até Ologa, uma pequena comunidade de pescadores com casas de palafitas.

Qual é a melhor altura para assistir ao fenómeno?

A melhor época para ver o Relâmpago do Catatumbo é durante a estação das chuvas, que vai de maio a novembro, sendo o seu pico em outubro. Com sorte, o visitante pode ver 26 relâmpagos num único minuto. 

Para mais inspiração e ideias para passeios, férias e fins de semana em Portugal e no mundo, espreitem o The Travellight Worlde minha página de Instagram