O artista britânico publicou no Instagram a imagem de um altar com o rosto desfocado de uma pessoa negra e uma vela a queimar a bandeira dos Estados Unidos. A obra é uma homenagem a George Floyd - o cidadão negro que foi sufocado por um agente em Minneapolis -  mostrando assim sua completa rejeição ao racismo.

"No início pensei que devia simplesmente calar-me e ouvir as pessoas negras sobre esse assunto. Mas porque é que eu faria isso? Não é problema delas. É meu", escreveu o artista reconhecido mundialmente pelas suas obras. "O sistema está a falhar às pessoas de cor. O sistema branco. Como um cano roto que está a inundar o apartamento das pessoas que vivem no andar de baixo. Este sistema defeituoso está a fazer das suas vidas uma miséria, mas resolver o problema não é uma tarefa deles. Não podem -ninguém os vai deixar entrar no apartamento de cima.", continua Banksy. "Este é um problema branco. E se os brancos não o resolverem, alguém vai ter de ir ao andar de cima e arrombar a porta”, conclui o artista.

A publicação, que conta com mais de dois milhões de gostos, vem na sequência da morte de George Floyd, que perdeu a vida depois um agente da polícia pressionar o seu pescoço com o joelho durante mais de oito minutos. Banksy junta-se assim à onda de protesto contra o racismo e a brutalidade policial

Há um mês, o artista prestou homenagem aos profissionais de saúde com o trabalho batizado como Game Changer, no qual uma criança deixa vários brinquedos -  como o Spiderman ou o Batman -  no lixo, para brincar com uma enfermeira com capa de super-heroína.