Na China, este é o feriado mais importante do país, representando o maior fluxo de migração mundial. Enquanto os chineses aproveitam a data para regressar à terra-natal e festejar em família, outros países asiáticos ou ocidentais, mas com grandes comunidades chinesas, celebram também, seguindo as tradições milenares. Percorra a galeria de fotos e veja os festejos do Ano Novo Chinês pelo mundo.

A chegada do Ano Novo Chinês ou Ano Novo Lunar é uma data móvel, que se rege pelo calendário lunissolar, este ano acontece a 5 de fevereiro.

O ano do Porco de Terra promete trazer sorte e tranquilidade. Será um ano favorável para as relações familiares e concretização de projetos. Saiba mais aqui sobre as previsões para o Ano do Porco e sobre as particularidades do horóscopo chinês.

Arqueólogos chineses descobriram que o país foi um dos primeiros lugares a domesticar os porcos, há 9.000 anos, praticamente ao mesmo tempo que a Turquia, de acordo com os ossos deste animal encontrados na província de Henan (centro), informou a agência Xinhua.

Celebrações em todo o mundo

As celebrações acontecem em todo o mundo, das comunidades chinesas do sudeste asiático até os bairros chineses de cidades como Sydney, Londres, Vancouver e Los Angeles, entre outras.

10 alimentos que trazem sorte para comer durante o Ano Novo Chinês
10 alimentos que trazem sorte para comer durante o Ano Novo Chinês
Ver artigo

A festividade mais importante do calendário chinês dura 15 dias, período em que as famílias reunidas comem dumplings, trocam presentes e envelopes vermelhos com dinheiro, entre outras tradições.

As ruas de Pequim, habitualmente lotadas, estavam vazias nesta segunda-feira, com muitas lojas e restaurantes fechados até a próxima semana. Cada vez mais, chineses também optam por viajar para o exterior, com deslocamentos em família para Tailândia, Japão e outros destinos.

Em Hong Kong, os mercados de flores estavam lotados e os clientes procuravam orquídeas, tangerinas e flores de pêssego para decorar suas casas. Alguns quiosques também tinham uma grande variedade de brinquedos de pelúcia.

Milhares de pessoas com incenso, algumas vestidas com trajes de porco, reuniram-se no famoso templo Wong Tai Sin da cidade durante a noite, um local popular para celebrar as primeiras orações do Ano Novo.

Em Xangai, uma multidão compareceu ao templo de Longhua.

Ano Novo Chinês: 5 tradições e um pouco de história
Ano Novo Chinês: 5 tradições e um pouco de história
Ver artigo

Na Malásia, onde 60% da população é muçulmana e 25% de etnia chinesa, alguns centros comerciais optaram por não exibir decorações de porcos, enquanto algumas lojas deixaram as peças apenas dentro dos estabelecimentos, uma vez que o porco é um animal considerado impuro no islão.

Na Indonésia, o maior país muçulmano do mundo, que também tem uma população considerável de origem chinesa, o Ano Novo Lunar é um dia festivo.

No Japão, a famosa Torre de Tóquio programou uma iluminação vermelha para celebrar o Ano Novo, algo inédito na capital nipônica.

Também é a festa mais importante do Vietname, onde se celebra como Tet.

As celebrações também acontecem em cidades ocidentais como Nova Iorque e Londres, atraindo um público importante.

*Com AFP e LUSA

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.