Embora o filme "Dirty Dancing'" seja ambientado em Catskills, foi filmado muito mais ao sul, principalmente no Mountain Lake Lodge, no sudoeste da Virgínia. A famosa cena em que Baby (Jennifer Gray) pratica o "salto" para seu número épico de dança com Johnny Castle (Patrick Swayze) foi filmada nas águas de Lake Lodge. Durante anos, muitos fãs visitaram o lago e prestaram homenagem ao filme.

O lago, no entanto, começou a perder água em 1999, tendo-se recuperado em 2003. Em 2006, começou a diminuir novamente e em 2008, de acordo com o relato do Roanoke Times - principal jornal do sudoeste da Virgínia - desapareceu completamente. A primavera húmida e chuvosa deste ano trouxe o lago de volta, e a gerente da Mountain Lake Lodge, Heidi Stone, explicou que agora está com um terço da água total. "É muito emocionante", confessou à CNN Heidi Stone. "Os hóspedes ficaram muito empolgados porque, durante tantos anos, o lago esteve seco e parecia um prado. É muito mais bonito quando está cheio de água."

Segundo os cientistas, esse fenómeno de drenagem e enchimento torna o Mountain Lake único. "A bacia do Mountain Lake é absolutamente única, não apenas nos Apalaches, mas em todo o mundo", disse Jon Cawley, professor do Roanoke College. Depois de estudar o leito do lago, Jon Cawley e outros cientistas descobriram que o lago atinge um nível mínimo a cada 400 anos. Quando seca por completo, o lago acaba por limpar-se a si próprio, ao mover os sedimentos acumulados no fundo, tornando-se  também maior e mais profundo.

O mundo inteiro no seu email!

Subscreva a newsletter do SAPO Viagens.

Viaje sem sair do lugar.

Ative as notificações do SAPO Viagens.

Todas as viagens, sem falhar uma estação.

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOviagens nas suas publicações.